RSE

Santa Rosa – Colégio Dom Bosco – 04/11/15 – Alunos do Dom Bosco realizam viagem de estudo para a Argentina

Santa Rosa – Colégio Dom Bosco – 04/11/15 – Alunos do Dom Bosco realizam viagem de estudo para a Argentina

Os alunos da 8ª e 9ª séries, do Colégio Salesiano Dom Bosco realizaram uma viagem de estudos para a Argentina. O objetivo do passeio foi relacionar a aprendizagem dos locais visitados com os conteúdos abordados, durante o ano letivo, em diferentes disciplinas. O grupo formado por 29 alunos foi acompanhado da professora de ciências, Eliane Kloh, da professora de espanhol, Cláudia Spohr, do professor de história, Jeremias Machado, e da coordenadora pedagógica Ângela Hofmeister.

A viagem iniciou com a visitação nas ruínas de San Ignácio, onde foram explorados diversos assuntos relacionados às três disciplinas. A professora Eliane e o professor Jeremias fizeram observações relacionadas com a vegetação e a forma de alimentação utilizada pelos índios que ali viveram.

Logo após, seguiram viagem para a Foz do Iguaçu, onde visitaram as quedas de água na Garganta do Diabo. Foram realizados passeios pelo parque argentino, onde tiveram a oportunidade de andar de trem, realizar caminhadas sobre as águas e observar os animais silvestres e as plantas nativas. A visita nas quedas de água no lado brasileiro, também foi explorada devido a beleza e importância da preservação do local.

Um dos assuntos abordados na disciplina de ciências foi a produção de energia limpa, como na hidrelétrica. Na Itaipu, os alunos conheceram o grandioso complexo de produção de energia, com filmes e observações em passeios visuais, sempre com orientação de profissionais. A visita na hidrelétrica causou muita admiração dos alunos pelo tamanho, produção de energia e quantidade de pessoas de vários países, o que reforça a importância dos alunos conhecerem outro idioma.

Ao retornarem para a escola os alunos realizaram trabalhos escritos, em forma de relatórios e maquetes para aplicar e demonstrar os conhecimentos adquiridos. Nesse momento, o componente curricular de Português também explora as aprendizagens adquiridas no passeio através da escrita. Para que todos os conhecimentos tenham significado e ocorra uma boa compreensão dos conteúdos. Os alunos também fizeram uma visita de estudos na hidrelétrica Santo Antônio, no rio Santa Rosa. Nesse local, puderam relacionar e comparar como funciona a produção de energia em grande e pequena escala, como é feita a preservação dos ambientes entre outras aprendizagens.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>