RSE

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 17/02/2016 – Jornada Pedagógica abre com o tema “Formação da Consciência Moral dos Jovens e Crianças”

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 17/02/2016 – Jornada Pedagógica abre com o tema “Formação da Consciência Moral dos Jovens e Crianças”

Abraços, sorrisos e muita história para contar! Assim foi o reencontro dos professores do Colégio Dom Bosco após as férias. O primeiro dia da Jornada Pedagógica 2016 foi iluminado pelo sol forte, que acolheu a equipe ansiosa para retomar as atividades e fazer do novo ano letivo uma trajetória de desafios, mas sempre repleta de união e amor. Após um breve momento de espiritualidade musical, Padre Marcos Sandrini, diretor do Colégio, abriu oficialmente o evento, enfatizando  o sempre presente  conselho de Dom Bosco aos educadores, ”Procura fazer-te amar”. 

Padre Marcos salientou a “aventura” que é começar um novo ano, sempre cheio de novas oportunidades. O diretor frisou a importância do trabalho de cada um, que tem tudo para marcar de forma positiva a vida de todos os estudantes que por aqui passarão, bem como as suas famílias.

Na sequência a equipe dividiu-se em pequenos grupos, para trabalhar a interpretação de vídeos com mensagens como coragem, união, força, aceitação das diferenças, responsabilidade e humildade. Os temas foram socializados com todos os presentes, reforçando a importância do “pensar junto e do auxílio mútuo”.

O momento foi também de boas-vindas para os novos professores de Música, Inglês, Espanhol, Matemática e Língua Portuguesa, que vão atuar desde a Eucação Infantil até o Ensino Médio, e que a partir de hoje já fazem parte da grande família Dom Bosco. A manhã foi encerrada na capela com uma acolhedora celebração, onde todos desejaram uns aos outros votos de um excelente ano. 

Durante a tarde o grupo contou com a presença de  Carmen Silveira de Oliveira, Doutora em Psicologia Clínica. Ex-professora e pesquisadora da Unisinos e com passagem por instituições como a Secretaria Estadual de Saúde do RS e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência do Brasil, a especialista em Direitos Humanos de crianças e adolescentes compartilhou com a equipe sua experiência com o tema “Formação da Consciência Moral dos Jovens e das Crianças”. O papel do professor neste processo e a importância da instituição de ensino nesta fase da vida dos educandos foi conversada com o grupo, que trouxe exemplos reais da rotina em sala de aula e como trabalhar esta questão no processo de aprendizagem.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>