RSE

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 19/02/2016 – Campanha da Fraternidade 2016 é apresentada aos professores

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 19/02/2016 – Campanha da Fraternidade 2016 é apresentada aos professores

Uma manhã inteira dedicada à Campanha da Fraternidade 2016! Assim foi o Encontro dos Educadores das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre, que aconteceu nesta sexta-feira (19/02). Pelo quinto ano consecutivo o Colégio Dom Bosco sediou o evento, acolhendo representantes de várias escolas da região, como Instituto Maria Auxiliadora, Cenáculo, Instituto Vicente Pallotti, Escola Santa Dorotéia, Escola São Luiz Guanella e Rede de Escolas São Francisco.  

Campanha da Fraternidade 2016, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e  o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.21), pautou as discussões da manhã. O projeto deste ano alerta para o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo dos mais pobres e moradores de zonas periféricas.

O assunto foi apresentado ao grupo com a participação da equipe daFaculdade Dom Bosco. Os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Álvaro Prestes e Carlos Eduardo da Silva Fagundes, abordaram questões relativas à água potável e aos resíduos sólidos. O bom uso da água de nossos mananciais e o descarte correto do lixo pautaram a apresentação dos acadêmicos, que contaram também com a colaboração do professor Alberto Pretto Moesch, abordando a problemática do esgoto e a poluição dos rios. 

A abertura do evento contou com mensagem de acolhida de Dom Jaime Spengler, que desejou um excelente início de ano letivo aos professores.OArcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2016 e a situação política, ética, social e sanitária do Brasil, com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Na segunda parte da manhã os educadores participaram de doze oficinas. Divididos por níveis, os professores  realizaram dinâmicas de grupo abordando a temática da Campanha deste ano. 

O encontro terminou com reunião dos diretores das instituições presentes. Padre Marcos Sandrini, diretor do Colégio Dom Bosco, comandou o grupo, que articulou atividades para o ano vigente, sempre com o objetivo de fortalecer as relações entre os colégios da região. Os gestores também deram início à montagem do calendário de eventos para o biênio 2016/2017. 

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>