Sintonia Online

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 06/03/16 – Retiro dos Catequistas da nossa comunidade!

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 06/03/16 – Retiro dos Catequistas da nossa comunidade!

Neste domingo, 06/03/2016, tivemos mais um retiro no noviciado Salesiano Imaculada Conceição no bairro vizinho Lindóia e com a participação dos irmãos e irmãs catequistas da Paróquia Salesiana Menino Jesus de Praga e nosso querido Vigário, o Padre Adriano.

O Pe. Leandro nos conduziu com a ajuda dos noviços Pedro e Diogo, que realizaram o momento inicial de espiritualidade, e , logo após o Pe. Leandro com muita habilidade nos levou a uma reflexão sobre o estudo 97 da CNBB:  Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal.

Mostrando-nos que a iniciação trata-se do início das primeiras vivências com a pessoa de Jesus Cristo. Apresentar e colocar as crianças, jovens e adultos em contato com Jesus. Hoje, precisamos mudar o conceito de que a Iniciação à Vida Cristã, tenha a finalidade única de preparar para receber os sacramentos, mas “é o processo de quem quer tornar se cristão”, segundo o estudo. Os sacramentos são importantes (Indispensáveis, necessários?) sim, mas não com objetivo de aprender coisas, de concluir etapas, etc, mas de fazer uma adesão ao projeto de vida que Deus tem guardado pra cada um de nós, que se revela em Jesus Cristo.

Sabiamente, o Catecismo da Igreja Católica nos afirma que * ”Deus colocou no nosso coração uma ânsia tão infinita de felicidade, que só ele a consegue satisfazer”.  A Igreja, (“santuário onde os sedentos vão beber”- Evangelii Gaudim) em resposta, pela graça, proporciona desde a primeira infância, a introdução ao mistério de Jesus, que nos leva a uma felicidade maior: o encontro verdadeiro com Jesus. Ora, oEvangelii Gaudim vai nos ensinar que **“o Evangelho dá respostas às necessidades mais profundas” e  “a vida com Jesus se torna mais plena, e, com Ele é mais fácil encontrar sentido para cada coisa”. Então, devido a esse desejo natural que temos de encontrar Deus, tudo começa com uma busca. Essa busca gera o encontro com Deus. O encontro produz a conversão. A conversão leva a comunhão, (ou seja partilhar o que somos e sentimos) . E a comunhão inspira os catequistas a buscar que os catequizandos façam a mesma experiência. No entanto, para isso, o catequista já deve ter percorrido todo esse processo acima. E como bons catequistas, “procuramos os que Ele procura, amamos o que Ele ama.  Evangelizamos para a maior glória do Pai que nos ama e “a glória do meu Pai consiste em que deis muito fruto””.

Após a formação conduzida, houve  momentos de reflexão (deserto) e adoração ao Santíssimo, conduzido pelo pe. Leandro e finalizamos com uma boa partilha do lanche e troca de experiências entre amigos e catequistas de ambas as paróquias.

* Catecismo da Igreja Católica

** Evangelii Gaudim

Texto da Catequista Maristela Franco 

ret 4 ret 3 ret 2 ret 1

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>