RSE

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/03/2016 – Todos juntos contra o mosquito da dengue

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/03/2016 – Todos juntos contra o mosquito da dengue

A sexta-feira (04/03) no Colégio Dom Bosco foi marcada por ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya.

 

A atividade, proposta pelo SINEPE/RS, mobilizou várias turmas, que participaram de tarefas de conscientização sobre o problema.

 

Já no início da manhã, os alunos do Turno Integral confeccionaram mosquitinhos com material reciclável  e, acompanhados dos mascotes, foram até o pátio conferir a situação das plantas e lixos da escola, que estavam protegidos, sem sinais de possíveis focos de infestação.

 

Dicas para o uso de repelente, roda de discussão sobre o tema e cartazes com dicas de prevenção foram algumas das ações das turmas, que jogaram também o “Mirasquito”, uma espécie de “tiro ao alvo”, cujo objetivo era combater o mosquito inimigo.

 

No turno da tarde as atividades seguiram mobilizando as crianças. Na Educação Infantil, o Infantil 3 preparou uma peça de teatro mostrando os sintomas das doenças, que podem atingir adultos e crianças. O espetáculo foi aplaudido pelas demais turmas, que encantaram-se com o médico e as mamães e seus bebês unidos no combate ao zyca.

 

Uma turma de Patrulheiros Mirins do Infantil 2 vistoriou canteiros e vasos de flores, locais onde é proibido o acúmulo de água parada. No segundo andar, os pequenos fiscais visitaram as turmas do Fundamental I, reproduzindo as dicas aprendidas em sala de aula.

 

As turmas do 1º ano assisitiram vários vídeos educativos e no Laboratório de Informática um jogo sobre a caça ao mosquito divertiu e instruiu a todos.

 

No 3º ano, a Revibosco 2015, que trouxe reportagem sobre o assunto no ano passado, foi a leitura indicada pelas professoras das três turmas. Com as informações em mãos, os alunos confecionaram cartazes com as situações de risco para a proliferação do mosquito, e é claro, como combate-lo.

 

No 4º ano as atividades foram parecidas. As orientações aprendidas nos vídeos foram parar em criativos painéis, que já estão nos corredores da escola, para que a informação propague-se para toda a comunidade educativa salesiana.

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>