Sintonia Online

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 24/03/2016 – Celebração da Quinta-feira Santa nas comunidades da Paróquia São João Bosco.

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 24/03/2016 – Celebração da Quinta-feira Santa nas comunidades da Paróquia São João Bosco.

“Dei-vos o exemplo que façais a mesma coisa que eu fiz”. (Jo 13,15).

Dando início ao tríduo pascal, a quatro comunidades da Paróquia São João Bosco celebraram e atualizaram a memória da última Ceia onde Jesus, na mais pura humildade, lavou os pés dos discípulos e instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.

Na Comunidade Matriz Dom Bosco a Santa Missa iniciou com a apresentação do vídeo do Reitor-mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, onde ele pede que seja colocada a intenção especial pelo Padre Tom Uzhunnalil, o salesiano sequestrado no Iêmen. Padre Natale Vitali, presidente da celebração, falou sobre os 4 momentos que representam a quinta-feira Santa: a instituição da Eucaristia, a Comunidade Cristã, o Sacerdócio e o serviço com amor. “Que a quinta-feira santa nos ajude a mudar de vida, a fazer a conversão do coração para sermos como Jesus, servidores de nossas pessoas”, disse. Logo após foi encenado o lava-pés. Seguindo o exemplo de Jesus, Padre Natale lavou os pés dos ministros e jovens convidados para esse momento. Depois, estes que representaram os discípulos conduziram a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora até a frente do altar, pois, como tradição, todo dia 24 de cada mês é feita a Consagração das Famílias. Depois do rito de consagração, aconteceu a transladação do Santíssimo até a capela.

Na Comunidade Maria Mãe da Igreja a missa foi presidida pelo Padre Aristides Girardi, que no momento da encenação do lava-pés pediu que os fiéis que representavam os discípulos lavassem os pés uns dos outros. Em sua homilia o padre destacou que a essência do amor é a presença e a convivência, ensinamentos pregados por Jesus e por Dom Bosco. Ao fim da celebração aconteceu a transladação do Santíssimo até o salão social, onde deu-se início as adorações que se prolongaram até as 15 horas da sexta-feira.

Na Comunidade São Domingos Sávio a missa foi presidida pelo Padre Heitor Girardi. Depois da proclamação do Evangelho, o sacerdote lavou os pés dos leigos que trabalham na comunidade e refletiu sobre a Eucaristia e o imenso amor de Jesus por nós. Ao encerrar a celebração, deu-se início a Adoração ao Santíssimo, seguindo até às 23 horas do mesmo dia.

E na Comunidade Auxílio dos Cristãos, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Jaime Kniess que falou sobre o banquete onde somos todos convidados a participar, porque é o próprio Deus que se faz pão e vinho, ou seja, o corpo e o sangue.

Celebrar a Eucaristia é morrer para si mesmo, a Eucaristia começa com o perdão para que o amor fale mais alto em nosso coração, devemos seguir o gesto humilde de Jesus e lavar os pés dos nossos irmãos.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>