RSE

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/04/2016 – Representante do Reitor Mor visita presenças salesianas na capital gaúcha

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/04/2016 – Representante do Reitor Mor visita presenças salesianas na capital gaúcha

As presenças Salesianas de Porto Alegre (Paróquia São João Bosco, Colégio Salesiano Dom Bosco, Faculdade Dom Bosco e Instituto Maria Auxiliadora)  receberam nesta semana a  visita extraordinária do Padre Natale Vitali . Ele esteve na capital gaúcha entre os dias 3 e 6 de abril.

Conselheiro Regional para o Cone Sul, Padre Natale é um dos representante do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime. O objetivo da visita é conhecer e conversar com cada um dos salesianos e leigos que dão seguimento às obras de Dom Bosco. “Quando termino a visita, deixo um relatório com a história da comunidade e os desafios para os próximos seis anos. Depois elaboro três recomendações, três diretrizes para os próximos seis anos, que é também entregue ao Reitor-mor, explicou ele.

A visita às obras da Inspetoria Salesiana São Pio X de Porto Alegre começou no domingo, dia 3, com celebração na Paróquia São João Bosco. No dia 4, almoçou com o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e durante a tarde reuniu-se  com alunos, professores e funcionários da Faculdade Dom Bosco. A segunda-feira foi encerrada  com um animado encontro  com  ex-alunos salesianos.

Terça-feira, dia 05, as atividades concentraram-se na Paróquia São João Bosco e a quarta-feira foi dedicada ao Colégio Dom Bosco. Na escola, a manhã foi aberta com os jovens do Centro Profissional Gráfico, que abriram as portas da Gráfica Dom Bosco para que o visitador conhecesse este importante trabalho social, aos moldes do sonho de Dom Bosco, que oferece evangelização e a aprendizagem de um ofício à adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na sequência, P. Natale reuniu-se com as lideranças do Colégio, onde ouviu exemplos de jovens protagonistas, que tem a missão de levar os ensinamentos do Pai e Mestre da Juventude para os demais colegas.

Durante a tarde, com o Grupo Gestor, o visitador falou sobre a importância de as escolas acompanharem as mudanças cada vez mais rápidas do mundo moderno, atentando sempre para a situação econômica e social de cada região. A importância da formação continuada dos educadores e da relação com as famílias dos alunos também foi levantada pelo representante do Reitor Mor, que salientou a importância da manutenção do carisma salesiano, sempre. “Não existe colégio salesiano. Existem sim colégios em que os educadores fazem-se salesianos”, disse P. Natale.

O dia foi encerrado com  a presença dos professores da escola, onde P. Natale falou sobre a missão do educador. “É preciso oferecer sempre algo a mais do que a educação de conteúdo”, disse, referindo-se a necessidade cada vez maior de educar com amor e evangelização. “Educação é coisa do coração”, finalizou P. Natale Vitali.

Nossas casas salesianas agradecem a sua animada visita, Padre Natale!  Até a próxima!!

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>