RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 08/04/16 – Perguntas de alunos do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul são selecionadas pela ONU

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 08/04/16 – Perguntas de alunos do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul são selecionadas pela ONU

Alunos do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul estão entre os 30 membros da sociedade civil de todo o mundo selecionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para compor o debate na escolha do novo Secretário-Geral e são convidados a estar em Nova York entre os dias 12 e 14 de abril para os diálogos da Assembleia Geral com os (as) candidatos(as) ao mais alto cargo das Nações Unidas.

Cristian Piehowiak , Leonardo Buzzi e Letícia Mayer do 9º Ano, orientados pelo professor de história Cleiton R. Baldo, tiveram suas perguntas para os candidatos a Secretário-Geral das Nações Unidas pré-selecionadas para os diálogos na Assembleia Geral das Nações Unidas. As perguntas foram selecionadas por um Comitê formado por 22 representantes da sociedade civil de todo o mundo para estar entre as 30 questões pré-selecionadas para os diálogos – entre mais de 1000 perguntas recebidas de mais de 70 países! Dentre as 30 perguntas pré-selecionadas, o Presidente da Assembleia Geral da ONU, Sr. Mogens Lykketoft vai escolher algumas que serão apresentadas durante os diálogos da Assembleia Geral das Nações Unidas com os candidatos, para que eles respondam por escrito.

Todas as perguntas pré-selecionadas serão circuladas pela ONU via mídia social depois dos diálogos. Segundo a Organização, representantes da imprensa internacional já expressaram interesse em incluir essas questões em sua cobertura sobre o processo de seleção e indicação do(a) próximo(a) Secretário(a)-Geral. As 30 perguntas compõe uma lista que será submetida diretamente ao Presidente da Assembleia Geral da ONU. Os alunos receberam o pedido da ONU que enviem sua perguntas em formato de vídeo em vários idiomas, em virtude da repercussão entre outras países que pretendem atingir.

As perguntas submetidas para os alunos foram:
“O fato de o Conselho de Segurança ser composto por apenas 5 países como membros permanentes gera um desequilíbrio de poder entre as nações, tendo em vista o poder de veto que tais países possuem. Quais medidas poderiam ser tomadas para tornar o Conselho de Segurança mais justo e igualitário?” (Cristian Piehowiak)

“Levando em conta, as desigualdades mundiais, com pessoas em situação de extrema pobreza e 1% da população rica possuindo 40% dos recursos da Terra, como vocês fariam pra tornar esse cenário mais justo, sendo que entre os países com mais força na ONU estão as maiores economias mundiais?” (Leonardo Buzzi)

“Um dos principais objetivos da Organização das Nações Unidas é zelar pela segurança e promover os direitos humanos, sendo assim que medidas serão tomadas diante de inúmeras denúncias de violência sexual por parte dos soldados integrantes das Missões de Paz.” (Letícia Meyer)

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>