Sintonia Online

Porto Alegre – Casa do Pequeno Operário – 21/04/16 – As tendas dos aventureiros do Espírito

Porto Alegre – Casa do Pequeno Operário – 21/04/16 – As tendas dos aventureiros do Espírito

A Família Salesiana da grande Porto Alegre reuniu-se no dia 21 de abril para o retiro anual, tendo como tema a Estreia do Reitor-mor: “Com Jesus percorramos juntos a aventura do Espírito”. Neste ano o retiro aconteceu dentro de uma dinâmica que levou todos a participarem ativamente de todos os momentos, ao longo do dia. Os trabalhos foram coordenados pela Ir. Alice Demarchi e Comunidade do IMA de Porto Alegre. Na chegada, os participantes foram divididos por idades, e cada grupo respondeu a seguinte pergunta: como, na idade em que estou sinto a presença de Jesus na minha vida? Em seguida os participantes foram divididos em grupos de Família: Salesianos, Salesianas, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora e formandas das FMA. Cada grupo refletiu sobre a vivência de Jesus neste grupo da Família. Estes grupos receberam também os ingredientes para a confecção de um pão. Ato contínuo, houve a lectio divina, sobre a passagem do evangelho de Lucas que trata da missão de Jesus na sinagoga de Nazaré. Foi dinamizada pela Comunidade da Casa Inspetorial das Salesianas. Finda a lectio, os representantes dos grupos trouxeram os ingredientes e foi amassado um pão, que depois foi crescendo ao longo da manhã, sendo assado na parte da tarde.

Depois do intervalo os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada grupo foi para uma “tenda temática dos aventureiros do Espírito”. 1ª: Tenda de Jesus Cristo, na capela da Faculdade. 2ª: tenda de Maria; 3ª: Tenda de Pedro e Paulo; 4ª tenda de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Foram realizadas duas rodadas com os grupos pela manhã, e duas no início da tarde. O que se fazia nas tendas: cada grupo cantava, rezava e refletia sobre o personagem, de acordo com o texto da Estreia 2016. Todos os participantes passaram pelas quatro tendas. Após as tendas dos aventureiros do Espírito os Salesianos Cooperadores realizaram a celebração penitencial, seguida, após um deserto, da celebração eucarística, à cargo da Comunidade Salesiana e formandos de Viamão. Nesta celebração foi consagrado o pão preparado pela manhã e foi partido e repartido entre todos os presentes. Na ação de graças, a Ir. Alice distribuiu outro pequeno pão para ser levado às Comunidades e partilhado com os que não estavam presentes. Fez-se a avaliação e concluiu-se o encontro com um lanche de confraternização.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>