Sintonia Online

Itajaí – Colégio Salesiano Itajaí – 03/04/2016 – Encontro de Pais – Educação Digital

Itajaí – Colégio Salesiano Itajaí – 03/04/2016 – Encontro de Pais – Educação Digital

Na tarde do dia 3 de abril aconteceu a primeira reunião do grupo Educação Digital do Colégio Salesiano Itajaí. Durante o encontro os pais conheceram o histórico do projeto e compartilharam suas dúvidas e sugestões com relação às atividades e temas que vamos desenvolver este ano.

Para entender mais sobre a motivação deste projeto, leia o texto escrito por Alessandra Soto, uma das mães do grupo, e que foi o editorial de nossa revista em 2015:

Ah, a tecnologia! Trouxe-nos conforto em ritmo acelerado. Compras pela internet, conversas com amigos do outro lado do planeta – até podemos vê-los! -, encontrar amigos da infância que há muito não tínhamos notícia, visitar museus seculares sem sair do sofá, até pedimos comida pela palma da mão. Tudo isso com apenas um clique!

Mas até que ponto estamos preparados e preparando nossos filhos para lidar com toda essa comunicação?  Eles, em sua fase pré-adolescente foram orientados para se aventurar no mundo das redes sociais? Conhecem os riscos? Ou apenas o aparelho? Sabem se proteger? É cada vez mais comum vermos pais dando de presente tablets e smartphones aos filhos com recomendações do tipo: “cuida pra não deixar cair e quebrar!”; “vê se não esquece em algum lugar, hein! Isso custou caro!”. Mas raros são os pais que se preocupam em ensinar a usar o equipamento. Primeiro porque muitos acreditam que os filhos sabem “mexer” melhor que eles, e segundo porque nem mesmo os pais se atentam para todas as questões que envolvem o uso destes equipamentos por crianças (exposição indevida, agressividade, cyberbullying, sexting, jogos on-line, roubos de identidade, assédio, entre outras).

O uso das redes sociais por crianças e adolescentes é uma realidade que precisa ser acompanhada de perto pelos responsáveis. Mais do que controlar, precisamos acompanhar nossos filhos nessa era digital.  Compromisso é a palavra-chave! Com o desenvolvimento deles, com o limite de tempo e com o estabelecimento de regras.

“A melhor orientação para as famílias é que criança navegando sozinha na internet, sem ninguém de olho, é menor abandonado digital.”

(Patricia Peck)

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>