Sintonia Online

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 02/05/2016 – Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 02/05/2016 – Reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Membros do conselho puderam conhecer e estudar a dinâmica de trabalho da AJS.

Aconteceu no dia 02 a reunião do Conselho de Pastoral Paroquial. Os membros foram acolhidos pela Comunidade Auxílio dos Cristãos neste mês de maio.

O Pároco, Padre Edvaldo Nogueira da Silva, iniciou o encontro trazendo a fundamentação bíblica de 1 Corintios 12, 4-11, a qual traz a reflexão sobre a ação do Espírito Santo quanto a diversidade de dons e a unidade entre os membros na comunidade paroquial. Concluindo que a Fé, a Esperança e a Caridade são pontos fundamentais para a permanência da união no mesmo Espírito.

Foi comentado sobre a “Sociedade da Alegria”, implantada por João Bosco, quando ainda criança e estudado um trecho do livro “Dados Históricos sobre o Oratório São Francisco de Sales” (Edição crítica em P. Braido, Don Bosco prete dei giovani…, pp. 9-29, 56-77), onde foram comentados alguns pontos importantes como trabalhar e seguir a metodologia do oratório, estar em contato, atrair e cativar adolescentes e jovens com palavras e conversas, também ouvi-los e fazê-los se sentirem importantes e amados. “Assim como os discípulos de Emaús, devemos sentir arder o coração quando avistamos um adolescente ou um jovem”, afirmou Padre Edvaldo.

O tema principal abordado na reunião foi a Articulação da Juventude Salesiana. Foram feitas explicações sobre a sigla, o surgimento, o que é a AJS e a divisão de funções dentro dos grupos que a formam gerando o “Protagonismo Juvenil”, ou seja, o papel do assessor, do articulador e do coordenador. Também foram apresentados e discutidos os valores da Espiritualidade Salesiana: Cristo Bom Pastor, devoção a Maria Auxiliadora, comunhão frequente, oração do cotidiano, bom cristão e honesto cidadão, “da mihi animas”, Santidade: estar sempre alegres e cumprir bem seus deveres. “Precisamos potencializar esses valores, pois todos fazemos parte da AJS dentro de uma Paróquia Salesiana”.

Padre Aristides Girardi, diretor da Obra Social, falou sobre os 39 anos da presença Salesiana em Guarapuava. Também sobre o projeto de implantação do grupo de ex-alunos no Instituto e sobre a festa da instituição.

Ao final, algumas lideranças deram os avisos e recados de suas respectivas pastorais e o encontro encerrou-se com a Consagração a Nossa Senhora e o lanche oferecido pela comunidade.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>