Sintonia Online

Roma/Itália – “Casa Geral” – 16-27/05/16 – Escola de Delegados inspetoriais para a Pastoral Juvenil Salesiana

Roma/Itália – “Casa Geral” – 16-27/05/16 – Escola de Delegados inspetoriais para a Pastoral Juvenil Salesiana

 Na Casa Geral da Sociedade Salesiana se reuniram os Delegados para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) de 46 Inspetorias de todo o mundo para uma “escola” do ser e do fazer da animação e da coordenação pastoral inspetorial. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participou o P. Gilson Marcos da Silva.

 Organizado pela equipe do Dicastério para a Pastoral Juvenil e coordenado pelo P. Fábio Attard (Conselheiro geral para a PJS), o curso se caracterizou pela convivência fraterna, pela animação salesiana, pela significatividade e profundidade dos temas trabalhados, pelo intercâmbio de experiências educativo-pastorais e de material produzido pelas Inspetorias.

 Todo o primeiro dia dos estudos foi reservado para que os mais de 50 participantes rezassem sua missão de animadores pastorais a partir da experiência bíblica dos “discípulos de Emaús”. Os outros tempos de trabalho foram dedicados ao estudo: do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana; da cultura da reflexão e da avaliação; da gestão do tempo e das atividades da PJS; da gestão dos recursos econômicos; dos tipos de relacionamento do Delegado para a PJS com a Comunidade inspetorial; da organização e do funcionamento da equipe inspetorial de PJS; das atitudes pessoais próprias do Delegado para a PJS; da vida emocional do Delegado para a PJS; da importância do planejamento pastoral. Todas as temáticas foram conduzidas ou por assessoria do pessoal do Dicastério, ou por Salesianos da Itália e da Espanha, ou por uma religiosa de Malta.

 As atividades de estudo e de celebração litúrgica sempre foram conduzidas nas línguas italiana, inglesa e espanhola. As jornadas, sempre bem intensas, terminavam com a “Boa-Noite” dada por algum membro da Comunidade Salesiana da Casa Geral e por fraterno momento de convivência e de partilha cultural.

 Ainda como atividades do encontro, o grupo também pode visitar a obra salesiana do “Sacro Cuore”, conhecer o trabalho social feito com os que vivem no entorno da “Stazione Termini” de Roma, rezar nas Basílicas Maiores, fazer um itinerário de peregrinação através das pinturas de Caravaggio. Muitos também participaram da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim.

 A escola terminou com as palavras de incentivo do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana e com a celebração da Eucaristia na capela da Comunidade Salesiana responsável pelas Catacumbas de São Calixto.

 Mais fotos em:

- https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/sets/72157668506864736

- https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/sets/72157668680206095

- https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/sets/72157668572229692

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>