RSE

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 16/06/2015 – Protagonismo Juvenil é tema de encontro de escolas católicas da Arquidiocese de POA

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 16/06/2015 – Protagonismo Juvenil é tema de encontro de escolas católicas da Arquidiocese de POA

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira (15/06)  quase 500  jovens de mais de trinta escolas católicas da capital gaúcha e região metropolitana. Os adolescentes  participaram do 7 º Encontro de Lideranças Juvenis das Escolas Católicas da Arquidiocese de Porto Alegre. 

O encontro foi aberto pelo anfitrião, P. Marcos Sandrini. O diretor do Colégio e Faculdade Dom Bosco, ao dar as  boas vindas aos estudantes, ressaltou as semelhanças e particularidades de cada uma das instituições presentes, salientando que todas trabalham em prol de um objetivo comum: a formação de cidadãos do bem. 

A mensagem foi complementada pelas palavras do mais novo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Monsenhor Aparecido Donizete de Souza. P. Donizete falou sobre as possibilidades que o  jovem tem em construir um caminho de bons frutos, e que a escola é o local ideal para este trajeto começar a ser trilhado. 

Para discutir o tema proposto para este ano – Protagonismo Juvenil -  o grupo acolheu Fabiane Franciscone, diretora do Colégio La Salle Dores. Ela compartilhou com os jovens o exemplo da Expedição Green School, parceria da escola com a organização Um Por Cento, que teve como finalidade a interação, o diálogo e a criação de projetos que incentivaram  a colaboração entre os alunos e professores do La Salle Dores e os da Green School. A escola-sustentável fica em Bali, na Indonésia, e  é referência mundial de inovação no setor da Educação. 

Outro projeto apresentado foi o Amor no Cabide, movimento urbano que busca a doação de afeto aos necesitados através de agasalhos. Helena Legunes, uma das idealizadoras da iniciativa, contou como surgiu a ideia e como qualquer pessoa pode engajar-se nesta corrente do bem. Um cabide-modelo foi instalado no portão do Colégio Dom Bosco e já está a espera de peças de roupa e calçados, que ficarão à disposição da população carente do bairro. 

Motivados por estes  exemplos inspiradores, os jovens dividiram-se em grupos para criarem campanhas inovadoras, mesclando os temas solidariedade, juventude, protagonismo e sustentabilidade. As ideias, que devem ter aplicabilidade, foram reunidas através da hashtag  #JovemQualÉATua2016, e podem ser conferidas através do app Instagram.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>