RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 29/06/2016 – Projeto de Oratória do EM apresenta peça teatral grega

Ascurra – Colégio São Paulo – 29/06/2016 – Projeto de Oratória do EM apresenta peça teatral grega

A peça teatral Medéia, que foi apresentada no Teatro do Colégio São Paulo de Ascurra na noite de 29 de junho, remete-se a Grécia Antiga nos tempos das grandes tragédias. Seu autor é Eurípides e data de 413 a.C. Esse autor é um ícone lírico que fez com que se tornasse o primeiro psicólogo na dramaturgia, sendo considerado o filósofo do teatro.

 

Medéia enfatiza a alma feminina frente a falta de consideração social para com a mulher da época. É, na realidade, uma extensão dos complexos de Édipo e Electra, que avança numa relação de marido e mulher que se vingam um do outro por meio dos filhos. É uma obra que sugere trabalhos pertinentes no campo da psiquiatria, filosofia e psicologia. A traição sofrida por Medéia por meio de seu marido Jasão resulta no assassinato de seus dois filhos, cometido por ela. Tem no coro uma fala insistente por onde perfilam as falas dos personagens que se expressam por meio da dor de Medéia, colocando todos próximos de um estado de loucura.

 

Para enfatizar o estado emocional da personagem, doze alunas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo deram vida à Medéia, num misto de paixão, bipolaridade e esquizofrenia. Com todos os trabalhos de palco, bastidores, cenários, sonoplastia, divulgação, costureiras, maquiadores, direção e orientação foram envolvidas mais de sessenta pessoas, sendo que no coro e palco atuaram os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, como participação no Projeto de Oratório, desenvolvido pela escola.

 

O cenário foi produzido pela equipe de direção e orientação do colégio, funcionários e alunos, numa abordagem fiel aos costumes de época. O drama ocorreu no pórtico do palácio, pois na tragédia grega os assassinatos nunca ocorrem visivelmente e os personagens são expostos depois do ocorrido. Na mesma linhagem trabalharam-se os figurinos por meio de pesquisa e fidelidade ao estilo da época. Pais, familiares, amigos e comunidade compareceram para prestigiar o espetáculo apresentado pelos alunos que, ao final da peça, foram aplaudidos de pé pelos presentes. As fotos do evento são de Marcondes Aurélio.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>