RSE

Em Rio do Sul avós participam de gincana folclórica

Em Rio do Sul avós participam de gincana folclórica

Hoje, 22 de agosto, comemora-se o DIA DO FOLCLORE. No Colégio Dom Bosco de Rio do Sul a data foi lembrada pelas turmas do 6º e 7º anos que realizaram diversas atividades através da disciplina de Português lecionada pela professora Iria Regina Hellmann da Silva.

Inicialmente os alunos tiveram que pesquisar sobre as manifestações folclóricas do Brasil. Com a pesquisa pronta os alunos fizeram livros e usaram muita criatividade nas capas e ilustrações. E na sexta-feira, dia 19 de agosto, as turmas tiveram como tarefa trazer seus avós para participarem de uma gincana folclórica. Foi um momento familiar muito especial com troca de conhecimento e especialmente troca de carinho entre avós e netos. De forma muito divertida e descontraída os avós participaram de brincadeiras, adivinhações e reviveram a cultura passada de geração para geração. Alguns alunos vieram caracterizados de personagens que lembram a cultura e o folclore brasileiro. Na metade da manhã foi servido um café tipicamente folclórico com bolo de fubá, pão de queijo, bolo de chocolate e pé-de-moleque.
CONHECENDO O FOLCLORE
Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro. O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único!

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>