Sintonia Online

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 30/08/16 – Encontro Vocacional Paroquial

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 30/08/16 – Encontro Vocacional Paroquial

Na noite de terça-feira, 30/08, após a missa das 19hs, aconteceu o Encontro Vocacional Paroquial, promovido pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), como parte das atividades do mês vocacional. Contando com paroquianos representantes dos demais grupos e pastorais, destacando principalmente a presença de jovens e catequistas. O tema Vocação foi trabalhado com ênfase na afirmação do Papa Francisco de que “toda vocação nasce, cresce e é sustentada pela Igreja.” Durante aproximadamente os 100 minutos que estivemos reunidos. Assistimos à exposição do tema através de pessoas da nossa comunidade,  seguindo um roteiro especialmente preparado pelo P. Leandro Brum Pinheiro, que se desenvolveu sob o fundamento bíblico apresentado em forma de leitura orante, pela catequista Sirlei (Jr 1, 4-10 e Mc 1, 16-20).  Fez parte do estudo, o testemunho da jovem Giovana, integrante do grupo de jovens “Manus Christi”, coroinha e catequista,  que nos falou sobre o “nascimento” de sua vocação, da forma que foi acolhida na comunidade e de como se sente bem em nosso meio. “É gostoso estar aqui…”. Logo após, foi a vez da catequista Janaina, dar o seu testemunho, nos relatando que, sendo “mãe de catequizando” como se tornou catequista. Contou que, observando o trabalho das catequistas, participando das novenas de natal, cafés da catequese e reuniões de pais, foi despertando a vontade de participar, de fazer parte daquele contexto e, quando convidada, aceitou de pronto. “Perseverança !” diz ela ao terminar.

Em seguida, coube ao nosso pároco, P. Juarez, que havia aberto o encontro com uma oração e  breve explanação sobre “O Chamado dos primeiro apóstolos”, dar o seu testemunho como padre, nos contando a sua trajetória, desde os seus 16 anos de idade até agora. Comentou das dificuldades vencidas, os apoios recebidos, os percalços e as alegrias de seu dia a dia. Ressaltou que tanto as vocações religiosas como as leigas, necessitam de discernimento e manutenção contínua para que perseverem.

E assim, tocados por estes testemunhos singelos, porém marcantes, os presentes puderam perceber que o seu papel é muito importante para o surgimento, desenvolvimento e manutenção de vocações. De acordo com o Papa Francisco:  “… é na paróquia e nas pessoas que lhe dão rosto – pais e mães, agentes  de  pastoral,  catequistas,  ministros  extraordinários  da  comunhão, diáconos, padres, entre outros – que se pode fazer a descoberta do mistério de Jesus Cristo e da alegria da vocação cristã.”

Ao final, agradecendo aos presentes, o P. Juarez convidou a todos a rezarem a oração vocacional do dia 30  do livrinho de orações vocacionais. Todos os foram brindados com um exemplar, como lembrança do evento, e para rezarem pelas vocações diariamente. O encontro foi encerrado com uma singela partilha de salgados, doces e refrigerantes. A equipe do SAV agradece aqueles que colaboraram de alguma forma para o sucesso do  encontro, como também, àqueles que compareceram.

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>