Sintonia Online

Encontro Continental de Comunicação é realizado em São Paulo

Encontro Continental de Comunicação é realizado em São Paulo

Nos dias 15 a 18 de setembro, representantes das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco das regiões Cone Sul e Interamérica reuniram-se em São Paulo, SP, para o Encontro Continental dos Delegados de Comunicação.

Com uma programação intensa de palestras, debates e compartilhamento de experiências, foi realizado nos dias 15 a 18 de setembro, em São Paulo, SP, o Encontro Continental dos Delegados de Comunicação. Trinta delegados e coordenadores de Comunicação Social, entre leigos e religiosos, representaram no evento as inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) dos dois regionais do continente: América Cone Sul e Interamérica (apenas as inspetorias do Paraguai e da Venezuela não puderam participar). Além da participação do conselheiro geral para a Comunicação Social, padre Filiberto Gonzáles Plasencia, o encontro teve a visita do padre Natale Vitali, conselheiro Regional para o Cone Sul, que está em visita canônica na Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Os encontros continentais de comunicação são realizados a cada dois anos, sempre em uma inspetoria diferente. “São momentos importantes para a formação dos responsáveis de comunicação e para a troca de experiências entre as inspetorias. São realidades diferentes, mas com muitos pontos em comum. Os encontros enriquecem o relacionamento entre as inspetorias e os regionais e isso favorece a expansão do carisma”, considera Anderson Luís Bueno, delegado de Comunicação da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (SP), que organizou o evento este ano.

Nesta edição de 2016, o encontro abordou três temas principais: comunicação institucional, gestão de crise e educomunicação. A reflexão e o aprofundamento dos temas, realizados nas manhãs do evento, contaram com a assessoria de especialistas. Na parte da tarde, os participantes se dedicaram à avaliação dos compromissos feitos nos anos anteriores e à partilha de experiências. Mesmo com a diversidade de línguas (português, espanhol e inglês), sobressaíram a colaboração e a alegria típicas dos ambientes salesianos.

 

Temas de discussão

“A América tem um patrimônio maravilhoso chamado alegria. É um elemento tão importante na comunicação que o Papa Francisco escolheu a alegria como tema em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium”, frisou o padre Gildásio Mendes, inspetor referente no Brasil para a área da Comunicação Social, ao abrir o encontro continental, na manhã de 15 de setembro. Em sua fala, padre Gildásio ressaltou outros três pontos fundamentais da comunicação salesiana: a presença de Nossa Senhora Auxiliadora, a importância da liderança de uma equipe de comunicação e a solidariedade como trabalho para os sofredores, os mais pobres. Ele também destacou o trabalho conjunto realizado por religiosos e leigos na comunicação salesiana das Américas.

“Comunicação institucional na Igreja e nas congregações religiosas: realidade, desafios e planejamento” foi o primeiro tema de reflexão, ainda no dia 15 de setembro. O professor Paulo Victor Dias, sócio proprietário e cofundador da U4WEB / You4, foi o assessor do tema. Consultor na área de Comunicação em empresas nacionais e internacionais de grande porte, e com uma experiência de mais de dez anos na Rede Canção Nova, Paulo destacou aspectos essenciais para a organização de uma comunicação institucional eficiente e relacionada ao carisma salesiano. “Mesmo que não seja comercial, a instituição católica é uma empresa. A empresa é uma ‘pessoa jurídica’ e, como toda pessoa, precisa ter uma identidade muito bem definida”, considerou.

No dia 16, o professor João José Forni ministrou a palestra sobre “A comunicação de crises: experiências, desafios, sugestões”. Forni é autor do livro Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber sobre Crises Corporativas e ministra palestras e cursos sobre o tema. Ele trouxe aos participantes do encontro um pouco de sua experiência, apresentando cases reais para refletir conjuntamente como o setor de comunicação pode auxiliar a instituição a enfrentar situações de crise.

O terceiro tema de estudo foi “Educomunicação: aprendendo a dialogar com os jovens”. Na manhã do sábado, 17 de setembro, os trabalhos foram assessorados pela irmã Márcia Kofferman, FMA, especialista em educomunicação e diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação. O dia 18, último dia do encontro, foi dedicado a uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, com eucaristia celebrada pela manhã, e às instalações da Rede Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

 

Desafios para a comunicação salesiana

“Temos de nos apresentar à sociedade como instituição educativa e pastoral que atua em âmbitos nacional e internacional, e isso deve ser feito com o nível profissional de uma grande instituição. Isso é um salto de qualidade em relação à época em que, como religiosos, pensávamos que não era necessário sermos pessoas qualificadas para dialogar na sociedade”, considera o conselheiro geral para a Comunicação Social, padre Filiberto Gonzáles Plasencia. Por isso, o Encontro tratou de dois temas que representam desafios para a comunicação salesiana mundial, e de um (educomunicação) que é uma preocupação específica na América.

Para o padre Filiberto, em relação à comunicação institucional e à gestão de crise, é preciso aprender a trabalhar em colaboração e com responsabilidade. “A verdade, a transparência e a responsabilidade necessitam estar em todas as obras locais, nas inspetorias e nos regionais; em todos os âmbitos. Precisamos ser os primeiros em liberdade e transparência perante a sociedade”, afirmou.

Quanto à educomunicação, tema que é um dos centros de reflexão apontados pela Escola Salesiana América (ESA), padre Filiberto considera que é uma grande oportunidade de diálogo com as novas gerações. “Com a educomunicação nos colocamos junto com os adolescentes e as crianças, compartilhando de suas novas linguagens. É uma oportunidade de aprendizagem mútua, para os jovens e para os comunicadores salesianos”, finaliza.

Texto: Ana Cosenza

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>