Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 24/09/16 – Encontro de Professores Católicos da Arquidiocese de Porto Alegre

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 24/09/16 – Encontro de Professores Católicos da Arquidiocese de Porto Alegre

No ultimo sábado, 24 de setembro, mais de 100 educadores de escolas públicas e particulares dos municípios que integram a Arquidiocese de Porto Alegre se reuniram para refletir sobre a educação integral da pessoa e a formação continuada.

O encontro, realizado na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre foi motivado pelo Fórum Estadual da Educação ocorrido em julho deste ano e que propôs a articulação de núcleos ativos da Pastoral da Educação em cada uma das 18 (arqui)dioceses gaúchas para pensar o que tem sido feito e projetar o futuro.

O horizonte é sempre a contribuição da Igreja Católica para melhorar o ensino. É importante ressaltar que no RS, a distribuição das escolas, dos alunos e professores corresponde a estas percentagens: 87% na escola mantida pelo estado (municipal, estadual, federal), 10% em escolas mantidas pela iniciativa privada e 3% em escolas confessionais (católicas, luteranas, adventistas, metodistas, batistas, etc…). Há cristãos católicos em todas estas escolas. Juntos haveremos de intensificar nossa presença no mundo da educação escolar.

Durante o evento os palestrantes enfatizaram o protagonismo dos leigos e a necessidade de os professores católicos serem presença de cristã e humanizadora nas instituições por meio do trabalho cotidiano e do testemunho. “A sociedade como um todo não precisa ser católica, mas precisa ser humanizada”, afirmou Dom Leomar.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>