Sintonia Online

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 23/10/2016 – Paróquia São João Bosco acolhe Terceiro Encontro da Pastoral Afro-Brasileira da diocese de Guarapuava

Guarapuava – Paróquia São João Bosco – 23/10/2016 – Paróquia São João Bosco acolhe Terceiro Encontro da Pastoral Afro-Brasileira da diocese de Guarapuava

Os trabalhos foram de formação e tiveram por objetivo a afirmação da identidade negra junto à sociedade. Questões relativas ao preconceito e à hegemonia, também foram tratadas.

A paróquia São João Bosco de Guarapuava, acolheu o Terceiro Encontro de Formação de Equipes da Pastoral Afro-Brasileira no último dia 23 de outubro. Vinte e cinco pessoas da arquidiocese de Curitiba e das dioceses de Apucarana e Guarapuava participaram do evento que começou às oito horas da manhã e terminou ao meio dia e meia.

O padre Edvaldo Nogueira da Silva, da Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB), pároco daquela comunidade, foi o assessor dos trabalhos. O bispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva, também participou do encontro e destacou a importância da Pastoral Afro-Brasileira para o entendimento das origens e os rumos que precisam ser tomados a partir de então.

Para Nerci Aparecida Guiné, coordenadora da Pastoral Afro-Brasileira na diocese, os desafios são muitos, mas em momentos de formação como o que ocorreu, nota-se um grande avanço em se tratando de conhecimentos e de estudos. Com isso, conforme acredita Nerci, há muito espaço e aspectos variados e serem trabalhados no decorrer do tempo não só na diocese de Guarapuava, mas em todo o país. “Durante o encontro, conversamos muito sobre identidade negra. Também falamos sobre diversos assuntos relacionados à comunidade Afro-Brasileira, seus sonhos, anseios e necessidades. Ainda temos um longo caminho a ser percorrido, mas através da união de forças e de trabalhos planejados, sabemos que vamos conseguir”, destacou Nerci.

Os próximos passos, conforme contou a coordenação, envolverão crianças e adolescentes das comunidades negras da região. A partir desse trabalho, segundo acreditam, haverá mais abertura para novas ações e confirmação da identidade. “Aqui, na diocese de Guarapuava, ainda não temos muitos integrantes da Pastoral Afro-Brasileira. A partir do encontro de formação e também do encontro anual em Aparecida, São Paulo, onde há a reunião das mais diversas comunidades negras do Brasil, teremos novas dimensões, novos caminhos a serem trilhados. Vamos trabalhar muito com as crianças e adolescentes das comunidades quilombolas de nossa diocese. A partir deste conhecimento, da afirmação da identidade, poderemos trilhar novos caminhos e desenvolver muitas tarefas”, grifou Nerci.

O evento foi encerrado com partilha e um almoço de confraternização.

Fonte: diopuava.org.br

Galeria de Imagens
Links Relacionados
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>