Sintonia Online

Curitiba – Noviciado Salesiano Imaculada Conceição – 31/01/17 – Fazer com o coração!

Curitiba – Noviciado Salesiano Imaculada Conceição – 31/01/17 – Fazer com o coração!

“Nesta festa de Dom Bosco, com a alegria da qual nos fala São Paulo na segunda leitura (Fl 4,4), participamos da profissão religiosa destes nove jovens das Inspetorias Salesianas do Brasil. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração (Cl 3,23) e conduzi os jovens à salvação”. É o tema da primeira leitura de hoje: Jesus é o único Bom Pastor; Ele nos conduz à salvação porque Deus quer ser o nosso Deus (Ez 34,31).”  Assim se expressou o P. Natale Vitale ao iniciar sua homilia da missa da 1ª Profissão Religiosa dos noviços do Brasil na Paróquia do Menino Jesus de Praga, em Curitiba, no dia 31 de janeiro, data na qual a Família Salesiana festeja seu Pai e Mestre, São João Bosco. Estavam presentes os Inspetores Salesianos de Porto Alegre, São Paulo e Recife, respectivamente P. Asídio Deretti, P. Edson Donizetti Castilho e P. Nivaldo Pessinatti, o bispo emérito de Tubarão (SC) D. Hilário Moser, salesianos das Inspetorias de Porto Alegre, Recife e de São Paulo, além de membros da Família Salesiana, parentes e amigos dos professandos.

Os noviços escolheram como lema da 1ª profissão a frase de São Paulo aos Colossenses, 3, 23: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração.” Fizeram a profissão religiosa diante do Conselheiro Geral para a América Cone Sul, P. Natale Vitale os noviços Ademilson Gonçalves, Diogo Daniel da Silva, Eduardo Willian da Silva, Guilherme de Freitas e Victor Bruno de Souza Sermarini da Inspetoria de São Paulo; José Henrique Carvalho, da Inspetoria de Porto Alegre e Gabriel Ferreira da Silva, Pedro Francisco Xavier Neto e Wellington Martins da Silva da Inspetoria do Recife. Também houve a renovação da profissão dos salesianos seminaristas Diego da Silva, Teylor Balboeno de Carli, Rodrigo Antônio Menezes Calado, Lucas Afonso Diel e Ivan Alves da Silva.

Na sua homilia o P. Natale propôs aos novos salesiano “meditar sobre três verbos que são típicos das crianças: procurar, escutar, encontrar. Devemos procurar Jesus e fazer com que os jovens se encontrem com Ele. Procurar significa dizer ser homens de Deus: salesianos místicos. Escutar Jesus significa aceitar a sua Palavra semeada dentro de nós, em nosso coração, embora o coração humano seja um terreno difícil e complexo. Nós somos o campo de Deus. Jesus nos diz ainda hoje: “Não deveis ter medo, mas nada podeis fazer sem Deus”. Encontrar Deus é encontrar a felicidade. A felicidade só se constrói com Deus.” Concluiu afirmando queA formação é tarefa de cada um de vocês. Não existe “o salesiano”; ele se forma todos os dias e se conforma todos os dias com Cristo Bom Pastor. É a tarefa de cada um de vocês, de cada irmão, da Inspetoria e da Congregação.”

No final da celebração o P. Asídio fez os agradecimentos e apresentou os noviços de 2017. Em seguida o neo-professo Ademilson também fez uso da palavra, falando da experiência que vivenciaram ao longo do ano do noviciado e agradecendo de modo especial aos Formadores. Depois prestaram uma homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. O evento foi concluído com uma confraternização no salão paroquial.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>