Sintonia Online

Asunción/Paraguay: CAFASA (Casa da Família Salesiana) de Ypacarí – 20-25/03/17 – Visita de Conjunto do Reitor-Mor e do Conselho Geral à Região América Cone Sul

Asunción/Paraguay: CAFASA (Casa da Família Salesiana) de Ypacarí – 20-25/03/17 – Visita de Conjunto do Reitor-Mor e do Conselho Geral à Região América Cone Sul

Os acordes da tradicional canção “Recuerdos de Ypacaraí” (letra de Zulema de Mirkin, música de Demetrio Ortiz) anunciaram na noite de 20/03 o início do jantar de acolhida ao Reitor-Mor, aos membros do Conselho Geral e aos Inspetores/Conselheiros das 11 Inspetorias Salesianas da Região América Cone Sul da Congregação Salesiana, todos reunidos às margens do Lago de Ypacaraí, no Paraguay, para o encontro da “Visita de Conjunto”. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participaram: P. Ademir Ricardo Cwendrych, P. Arcângelo Deretti, P. Asídio Deretti, P. Dirceu Fernando Belloto, P. Gilson Marcos da Silva, P. Juarez Testoni.

105 Salesianos (da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguay, do Uruguay; da Casa Geral, de Roma; do Centro Salesiano de Formação Permanente, de Quito) se encontraram para: colocar-se à escuta da vida das Inspetorias e da Região; ajudar as Inspetorias e a Região a conhecerem e assumirem o caminho da Congregação Salesiana; favorecer o sentido de pertença à Congregação das Inspetorias e da Região; assumir uma mentalidade compartilhada nas Inspetorias e na Região; oferecer à Região uma orientação de itinerário.

Os dias na “Casa da Família Salesiana” se caracterizaram pela convivência fraterna, pela animação salesiana, pela significatividade e profundidade dos temas trabalhados (estudo da Região feito pelo Conselho Geral com atenção na atuação do CG27; redesenho das Presenças Salesianas) e pelo intercâmbio de experiências educativo-pastorais. Durante as refeições sempre se oferecia algo típico do Paraguay, seja na culinária seja pelas apresentações artísticas.

As atividades de estudo e de celebração litúrgica sempre foram conduzidas nas línguas espanhola e portuguesa. As jornadas, sempre bem intensas, terminavam com a partilha da realidade e das experiências de alguma Inspetoria, como “Boa-Noite”.

Na noite de 23/03 o grupo fez sua peregrinação mariana ao Santuário Nacional de Caacuapé, onde celebrou a Eucaristia com a Família Salesiana do Paraguay.

A Visita de Conjunto terminou com as palavras de incentivo do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana e com a reunião dos Inspetores da Região com o Reitor-Mor e seu Conselho Geral.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>