RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 02/06/2017 – As “investigações químicas” do 2º ano do Ensino Médio

Ascurra – Colégio São Paulo – 02/06/2017 – As “investigações químicas” do 2º ano do Ensino Médio

A determinação da vitamina C pode ser realizada em laboratório. O tema vitamina C pode ser utilizado no Ensino Médio para contextualizar vários conceitos de química, dentre eles os cálculos químicos utilizando raciocínio proporcional e a análise da concentração da própria vitamina C. Para a determinação do teor de vitamina C, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo, de Ascurra, orientados pela professora de Química, Fabiana Fachini, utilizaram os fundamentos da titulação iodométrica. É na reação entre o iodo e vitamina C que baseia a titulação iodométrica para determinação de vitamina C. O ponto final da reação é visualmente obtido através de uma coloração escura, após toda vitamina C ter reagido. Também se determinou o pH (potencial hidrogeniônico) dos sucos de frutas naturais e industrializados, para compararmos a acidez dos mesmos.

O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de vitamina C em alguns sucos naturais e industrializados, utilizando a técnica de titulação, além de despertar no estudante a curiosidade e interesse pelo o que ele consome e enfatizar como estão presentes, no seu cotidiano, os conhecimentos químicos adquiridos na sala de aula. Analisando os dados, houve algumas variações em relação ao que constava na embalagem. Em muitos sucos industrializados a quantidade encontrada foi inferior à da embalagem, indicando uma quantidade não esperada de vitamina C.

De acordo com a Legislação Brasileira, a Ingestão Diária Recomendada (IDR) a ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais ara o ácido ascórbico em um adulto é de 60mg. Os sucos industrializados não são uma boa opção para atender esta necessidade. Portanto, os sucos naturais apresentam maior quantidade de ácido ascórbico (vitamina C), sendo estes os recomendados para uma boa saúde.

 

“Os cenários de aprendizagem devem ser suficientemente ricos e criativos para poder garantir uma forma de fazer que potencialize um crescimento dinâmico, amplo e aberto, e que dê às crianças a oportunidade para que sejam atores globais de seus próprios avanços.”

(Saturnino de la Torre)

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>