RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 05/09/2017 – Colégio São Paulo nos bastidores da NSC Comunicação

Ascurra – Colégio São Paulo – 05/09/2017 – Colégio São Paulo nos bastidores da NSC Comunicação

“O jornalismo nunca pode ficar em silêncio: Esta é a sua maior virtude e o seu maior defeito. É preciso falar, e falar imediatamente, enquanto os ecos da maravilha, as alegações de triunfo e os sinais de horror ainda estão no ar”. – Anatole Henry Grunwald 

Com este espírito jornalístico de aprendizado contínuo, aliado ao desejo de adquirir sempre mais conhecimento e investigar novas possibilidades, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio São Paulo, de Ascurra, fizeram uma visita às instalações do grupo NSC Comunicação, rede que engloba a Rádio Atlântida FM, NSC TV e Jornal de Santa Catarina, além de outros veículos, em diversas plataformas. A empresa, situada em Blumenau, foi escolhida pelos alunos e pela professora Graciana Lenzi, durante as aulas de Língua Portuguesa, pois possui grande parte dos meios de comunicação estudados em sala, abrangendo as diversas mídias.

A visita iniciou com os alunos no estúdio da Rádio Atlântida, onde foram recebidos e orientados pelo comunicador Rafa Steinbach. Ali, puderam perceber como é a rotina do radialista e quais os processos necessários para que os ouvintes estejam sempre atualizados. Além do bate-papo para tirar as dúvidas da turma, houve uma interação ao vivo na rádio, experiência única para os alunos.

Em seguida, os alunos conheceram toda a estrutura da NSC TV e como os profissionais atuam em cada setor. Desde a venda de espaços publicitários até o planejamento da programação, a turma ouviu cada profissional e suas histórias na carreira televisiva. O momento mais esperado foi acompanhar a transmissão do Jornal do Almoço, ao vivo, nos bastidores do programa. Os alunos foram recebidos pelos apresentadores Vanessa Nora e Joelson dos Santos, além do comentarista Valther Ostermann (ex-aluno salesiano), que conversaram sobre a profissão de jornalista e suas responsabilidades.

Os alunos finalizaram o dia visitando a redação do Jornal de Santa Catarina e seu parque gráfico. Lá, a turma pôde perceber a sintonia e o trabalho em equipe que existe entre repórteres, fotógrafos, editores e demais profissionais para que o jornal impresso se mantenha ainda presente e significativo na vida das pessoas. Conheceram o setor gráfico que, além de imprimir as edições do “Santa”, também imprime e auxilia os jornais de menor porte das cidades do Vale do Itajaí.

Certamente, a visita serviu de inspiração aos alunos que ainda buscam a vocação para seguir uma carreira. Quem sabe não surjam novos apresentadores, repórteres, jornalistas só porque houve um incentivo através de uma experiência como esta? O Colégio São Paulo agradece a acolhida e a disponibilidade de toda a equipe da NSC.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>