RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 17/10/2017 – A experiência do mestrado aos alunos do 3º EM

Ascurra – Colégio São Paulo – 17/10/2017 – A experiência do mestrado aos alunos do 3º EM

Na segunda quinzena de outubro, o professor de física e matemática do Colégio São Paulo, de Ascurra, Rafael Roza, juntamente com o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Campus Blumenau, o professor Dr. Cristiano da Silva Teixeira, orientando e orientador do programa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, aplicaram aos alunos do 3º ano do Ensino Médio o produto pedagógico para ensino de física intitulado: “Indução Eletromagnética: duas metades de uma ciência”, tema da dissertação do professor Rafael na conclusão do mestrado.

O presente produto é composto de uma parte teórica (análise física), seguida por usos de simuladores e complementando com experimentos comprovando os resultados simulados. Temas como campo magnético, indução eletromagnética, Lei de Faraday e Lei de Lenz, foram assuntos explorados.

Tais temas foram escolhidos, segundo o professor Rafael, pois os mesmos, em virtude do número reduzido de aulas de física na atual grade curricular das escolas brasileiras, não são trabalhados no Ensino Médio e possuem importância significativa na compreensão de como funcionam os freios eletromagnéticos e a geração de energia elétrica nas usinas, bem como servem de base para estudos posteriores de graduação em determinadas áreas e aplicações tecnológicas.

O programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF -  que acontece na UFSC/Campus Blumenau é coordenado pela Professora Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli. Cristiano da Silva Teixeira é Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, professor do Curso de Engenharia de Materiais da UFSC (Campus Blumenau) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras Raras para a Indústria de Alta Tecnologia (INCT – PATRIA).

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>