RSE

Porto Alegre -26/10/17 -FACULDADE DOM BOSCO E OS CÍRCULOS – JUSTIÇA RESTAURATIVA – INSAJUR

Porto Alegre -26/10/17 -FACULDADE DOM BOSCO E OS CÍRCULOS – JUSTIÇA RESTAURATIVA – INSAJUR

No inicio do mês de outubro, foi realizado através do INSAJUR (Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa), um dos “braços” do Programa INSAPROA, (Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente),  os Círculos de Construção de Paz na Faculdade Dom Bosco.

O Programa INSAPROA e todos os seus segmentos foi idealizado pelo P. Marcos Sandrini, um sonho que vem se concretizando com as parcerias formadas e com ações das coordenadorias de cada Instituto.

No inicio do mês de outubro, o INSAJUR disponibilizou para  professores, acadêmicos e comunidade a prática  nos Círculos de Construção de Paz. Embora alguns nunca tivessem vivenciado a experiência do Círculo, observou-se claramente o reflexo das práticas restaurativas, além da riqueza dos compartilhamentos exteriorizadas por cada participante.

O potencial de contribuição individual na construção de um novo paradigma nas relações interpessoais fica nítido e acolhido na experiência dos Círculos,  abrindo  espaço para uma nova forma de se expressar, para novas possibilidades na resolução de conflitos, e principalmente para o cultivo de uma prática de cultura de paz, extensiva a todos os espaços sociais.

A metodologia dos processos circulares, uma sabedoria milenar resgatada e utilizada na Justiça Restaurativa, é difundida em diversos países pela professora e ativista norte-americana  Kay Pranis,  que esteve no Brasil entre os meses de setembro e outubro ministrando diversos cursos e palestras.

Em Porto Alegre, na AJURIS (Escola Superior da Magistratura)  Kay Pranis difundiu mais conhecimento em um curso acerca do uso da metodologia dos Círculos nos ambientes de ensino,  ocasião em que a Faculdade Dom Bosco esteve representada através da coordenação do INSAJUR.

Novas etapas serão propostas e dirigidas aos acadêmicos da faculdade e comunidade pelo INSAJUR que com o propósito de implantar a Justiça Restaurativa, em breve disponibilizará um curso de formação/capacitação de facilitadores em práticas restaurativas em parceria com o Poder Judiciário. Ressaltamos que professores, acadêmicos e comunidade que participaram dos Círculos realizados, já cumpriram a etapa inicial do projeto proposto, estando aptos para a realização do curso posteriormente ofertado pela Faculdade.

Os Certificados de participação dos Círculos, estarão disponíveis a partir do dia 30 de outubro e podem ser retirados diretamente no INSAJUR – Faculdade Dom Bosco, 2º andar, ao lado da sala 208.

A experiência foi engrandecedora e seguimos firmes no propósito da Central INSAJUR: a concretização da cultura de Paz, de restauração nas relações de jovens em conflito com a lei, na resolução de conflitos de forma pacífica, sendo estas propostas, dentre outras,  a essência da Justiça Restaurativa que o INSAJUR incorpora, a razão de existir do INSAJUR que se coaduna com a missão salesiana propagada por Dom Bosco.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>