Sintonia Online

Madri/Espanha – Weare Chamartín– 27/11-01/12/17 – Congresso Internacional “Pastoral Juvenil e Família”

Madri/Espanha – Weare Chamartín– 27/11-01/12/17 – Congresso Internacional “Pastoral Juvenil e Família”

Salesianos de Dom Bosco e leigas/leigos do Brasil se uniram às Inspetorias Salesianas de todo o mundo no CONGRESSO INTERNACIONAL PASTORAL JUVENIL E FAMÍLIA que aconteceu entre 27/11 e 01/12 em Madri/Espanha. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participaram: Eduardo e Alessandra Schmitz (Joinville/SC), Rafael Pereira Pereira (Rio Grande/RS) e o P. Gilson Marcos da Silva.

Promovido e organizado pelo Setor de Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana e destinado aos Salesianos e leigas/leigos envolvidos com as famílias no campo da Pastoral Juvenil nas obras salesianas, o Congresso teve como objetivos: aprofundar as orientações atuais da Igreja e da Congregação Salesiana sobre a família; compartilhar os desafios e as oportunidades educativo-pastorais da família; construir experiências para a reflexão e ação no interior da Comunidade Educativo-Pastoral.

Quatro grandes conferências embasaram as reflexões para uma proposta de acompanhamento pastoral das várias fases de grupo e idade, permitindo o enriquecimento com novos conhecimentos, habilidades e capacidades com referências às diversas áreas que tocam o âmbito familiar: “A família no itinerário sinodal da Igreja: perspectivas e oportunidades” (D. Bruno Forte – Itália); “Leitura propositiva da realidade congregacional” (P. Fábio Attard – Itália); “Leitura eclesiástica: como a Igreja acompanha a família?” (Prof.a Carmen Peña García – Espanha); “Leitura educativo-pastoral: a família na proposta pastoral salesiana” (P. Rossano Sala – Itália).

Também constavam na programação do Congresso: 8 mini-cursos para analisar, refletir e valorizar as propostas que reforçam a integração da família na Pastoral Juvenil Salesiana; 21 grupos de de boas práticas no âmbito da Pastoral Juvenil e Família, que já são uma realidade consolidada em diversas partes do mundo, facilitando a aprendizagem experimental e a participação de grupo.

Aconteceram, ainda, momentos de reflexão em grupos regionais.

As atividades do Congresso foram publicizadas nas redes sociais: Facebook (Symfamily17), Twitter (@Symfamily17), YouTube (Symfamily17); e as imagens em: https://www.flickr.com/photos/160488463@N02/albums

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>