Sintonia Online

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 03/08/18 – Temos muitos motivos para ter esperança

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 03/08/18 – Temos muitos motivos para ter esperança

No dia 03 de agosto, na Casa Inspetorial em Porto Alegre, aconteceu o encontro do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime com os salesianos que trabalham no Estado do Rio Grande do Sul: Bagé, Rio Grande, Santa Rosa, Porto Alegre e Viamão. O evento iniciou com o café matinal, seguido da oração das laudes. Esteve também presente o Arcebispo emérito de Porto Alegre, D. Dadeus Grings.

O Reitor-Mor iniciou sua conversa com os salesianos dizendo que “temos uma Congregação muito bonita. Conheço o mundo salesiano, pois tive a oportunidade de fazer várias visitas nestes últimos quatro nos a muitos países onde os salesianos trabalham. E fazemos muito bem aos jovens e às famílias. A Congregação tem uma fidelidade muito grande a Dom Bosco e vive de modo muito sereno a sua consagração como salesianos.”  Em seguida o Reitor-Mor falou sobre o tipo de salesianos que precisamos para o futuro. Acentuou a importância da formação dos salesianos. Citou alguns desafios, como o de testemunhar muito mais a nossa vida de consagrados, a fraternidade atraente, salesianos felizes, maduros. Mas “temos muitos motivos para ter esperança.” “Ser padre ou irmão salesiano é muito bom, mas com o coração de Dom Bosco.”

Na parte da tarde o Reitor-Mor visitou a Obra Salesiana do Colégio, Faculdade e Paróquia Dom Bosco. Lá o aguardavam educadores e educandos e jovens das diversas comunidades do Estado do Rio Grande do Sul, vindos para o encontro com o P. Ángel e para as festividades dos 60 anos da Inspetoria de Porto Alegre. Na parte da manhã eles tiveram uma palestra com o bispo-auxiliar de Porto Alegre, D. Leomar Antônio Brustolin.

Ponto alto desta visita foi a celebração eucarística presidida pelo P. Ángel na Paróquia Dom Bosco. O Reitor-mor recebeu a promessa dos novos membros da ADMA de Viamão e de Porto Alegre e também a promessa de novos Salesianos Cooperadores. No final da celebração, o Inspetor Salesianos, P. Asídio Deretti, no seu discurso, fez uma breve memória da história da Inspetoria. Em seguida foi conferida a Medalha do Mérito Salesiano a Senhora Judite Machado Bervaldt e ao Irmão Marista Pedro Pelizzaro pelos relevantes serviços prestados à Obra do Novo Lar de Viamão. O Reitor-Mor também abençoou o ícone do Bom Pastor que irá passar nas Casas Salesianas da Inspetoria, fazendo parte do Projeto de Jornada Vocacional.

À noite o Reitor-mor viajou para Curitiba, (PR), para a segunda etapa da visita que faz à Inspetoria.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>