Sintonia Online

Roma/UPS – 20-23/09/2018 – Congresso Internacional “Jovens e Escolha de Vida: Perspectivas Educacionais”

Roma/UPS – 20-23/09/2018 – Congresso Internacional “Jovens e Escolha de Vida: Perspectivas Educacionais”

Aconteceu de 20 da 23 de setembro, em Roma, o Congresso Internacional “Jovens e Escola de Vida: perspectivas educacionais” que reuniu membros da Família Salesiana de todo o mundo. Da inspetoria São Pio X participou o Padre Dirceu Fernando Belotto que está em Roma para os estudos do mestrado em Filosofia.

O congresso foi promovido pela Pontifícia Universidade Salesiana (SDB) e pela Pontifícia Faculdade de Ciências das Educação Auxilium (FMA) com o objetivo de oferecer uma contribuição ao estudo do mundo juvenil em relação as escolhas de vida a partir do ponto de vista da universidade especialmente nos âmbitos das ciências da educação e na perspectiva de um humanismo pedagógico cristão que tem seu fundamento no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

A conferência inaugural foi realizada por dom Raúl Biord Castillo, bispo salesiano de La Guaira (Venezuela) que, após comentar as questões e a metodologia com a qual o Instrumentum Laboris do Sínodo foi redigido, falou de um “Sínodo com sabor Salesiano”. Dom Biord Castillo recordou também a grande novidade introduzida pelo Papa neste Sínodo, que indica “os jovens como autêntico sujeito eclesial”. Eles são portadores de grandes possibilidades e não se afastaram da Igreja, foi a Igreja quem se afastou deles. Por essa razão, é essencial “estar entre eles para garantir que realmente os acompanhemos em suas grandes escolhas de vida, no social e no político” (Fonte: ANS).

A escolha temática das quatros sessões do Congresso assume a perspectiva metodológica do Instrumentum Laboris do Sínodo dos Bispos que tratará sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A primeira sessão tratou sobre a escuta dos jovens. As conferências trataram de apresentar um panorama da juventude nas várias regiões do mundo a partir de pesquisas com jovens e adultos (sdb, fma, família salesiana).

A segunda sessão teve como tema o diálogo para o discernimento. Nessa sessão foram tratados temas como a liberdade da escolha, as influências do mundo contemporâneo nas escolhas, o dinamismo psicológico afetivo-racional, concluindo com uma reflexão sobre a importância de formar os jovens à uma escola livre e responsável dando-se atenção às motivações, a afetividade e à vontade.

Num terceiro momento, foram apresentadas as perspectivas educativas em chave eclesial e salesiana.

A quarta sessão aconteceu na forma de “oficinas de boas práticas” focadas no tema do “confronto da teoria com a experiência”. As partilhas, nos mais variados campos apresentaram experiências bem-sucedidas de acompanhamento dos jovens nos mais diversos âmbitos da missão salesiana.

Durante o Congresso também se apresentou o programa de Doutorado em Juventude que acontecerá no Chile a partir de uma parceria entre a UPS e Universidade Católica Cardenal Raúl Silva Henriquez de Santiago do Chile. Além do incentivo para que nas várias inspetorias ou regiões se fomente a participação no Observatório Internacional da Juventude (https://oig.unisal.it) , especialmente as inspetorias do hemisfério sul.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>