Sintonia Online

Asunción/Paraguay: CAFASA (Casa da Família Salesiana) de Ypacaraí – 29/10-01/11/18 – Encontro dos Salesianos-Irmãos da Região América Cone Sul

Asunción/Paraguay: CAFASA (Casa da Família Salesiana) de Ypacaraí – 29/10-01/11/18 – Encontro dos Salesianos-Irmãos da Região América Cone Sul

Salesianos-Irmãos das Inspetorias Salesianas da Região América Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguay, Uruguay) – e um da Inspetoria Colômbia/Medellín – se encontraram às margens do Lago de Ypacaraí, no Paraguay, para seu encontro regional. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participaram o Ir. Eligio Calligaris e o P. Gilson Marcos da Silva.

Os dias na “Casa da Família Salesiana’ se caracterizaram pela convivência fraterna, pela animação tipicamente salesiana, pela significatividade e profundidade dos temas trabalhados (“Comunicação de Fraternidade”, “Irmão Zatti”) e pelo intercâmbio de experiências educativo-pastorais. As atividades de estudo e de celebração litúrgica sempre foram conduzidas nas línguas espanhola e portuguesa. Não faltou a tradicional canção “Recuerdos de Ypacaraí” (letra de Zulema de Mirkin, música de Demetrio Ortiz) na apresentação cultural oferecida aos participantes por alunos salesianos da localidade.

Na tarde de 30/10 o grupo fez sua peregrinação mariana ao Santuário Nacional de Caacuapé (“Virgen de los Milagros de Caacué”, Padroeira do Paraguay), onde celebrou a Eucaristia. Também foi propiciado ao grupo conhecer as Cataratas do Iguaçú (31/10) e a cidade de Asunción (01/11).

O encontro foi encerrado com a Eucaristia celebrada no Santuário de Maria Auxiliadora e com um jantar festivo de confraternização na Casa Inspetorial, ambos na capital paraguaia.

Acompanharam o grupo o P. Delio Mota, Delegado para a Formação da Inspetoria Salesiana do Paraguay e o P. Gilson Marcos da Silva (Inspetoria de Porto Alegre), coordenador da “Comissão Regional de Formação”.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>