Consulta Mundial do Dicastério para a Formação da Congregação Salesiana

Em: 28/02/2019

Nos dias 16 a 20/02/2019 Salesianos coordenadores das Comissões de Formação da Congregação Salesiana (África e Madagascar, América Cone Sul, Ásia-leste e Oceania, Ásia-sul, Europa centro e norte, Interamérica, Mediterrânea-Ibérica, Mediterrânea-Itália) e os coordenadores dos centros salesianos de formação permanente (Bangalore, Quito, Nairobi) se encontraram em Batulao (Batangas City) – já em ritmo de preparação ao 28º Capítulo Geral – para: avaliar o projeto do sexênio (2014-2020) do Dicastério para a Formação; refletir sobre os desafios da formação; eleger e programar as prioridades para o próximo biênio. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participou o P. Gilson Marcos da Silva, como coordenador da Comissão de Formação da Região América Cone Sul.

Conduziram os trabalhos o P. Ivo Coelho (Conselheiro Geral para a Formação da Congregação Salesiana) e os membros do Dicastério para a Formação.

Os dias na “Don Bosco Retreat House” (https://youtu.be/ylxdftG6WcA) se caracterizaram pela convivência fraterna, pela animação tipicamente salesiana, pela significatividade e profundidade dos temas trabalhados (“Avaliação do sexênio”; “Acompanhamento pessoal salesiano”; “Manual para o Delegado e a Comissão inspetorial para a Formação”; “A nova realidade interinspetorial da formação salesiana: casas interinspetoriais, Curatorium, centros de formação permanente, encontros regionais e mundiais”; “Formação conjunta de Salesianos e Leigos”; “Perspectivas para o próximo sexênio”) e pelo intercâmbio de experiências formativas e educativas. As atividades de estudo e de celebração litúrgica sempre foram conduzidas nas línguas italiana e inglesa.

Também foram contempladas atividades culturais em Manila, cujo dia foi encerrado com o encontro do grupo com os Salesianos (clérigos e irmãos) do “Don Bosco Center of Studies”

 

.