Escola de Acompanhamento é realizada no Novo Lar

A Escola de Acompanhamento é uma proposta inspetorial para criar unidade no trabalho pastoral de todas as casas salesianas (escola, obra sociais, paróquias) da Inspetoria Salesiana São Pio X.
Durante os dias 21 e 22 de fevereiro, esteve presente na Obra Social Novo Lar de Viamão/RS, o delegado da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Sérgio Ramos de Souza, que trabalhou o tema “Antropologia Juvenil”, parte da primeira etapa da Escola de Acompanhamento.
A proposta iniciava com um momento de espiritualidade, sempre de forma muito dinâmica, os participantes refletiram sobre o seu papel como educador social. O estudo provocou nos educadores e na equipe de gestão uma grande reflexão sobre o perfil dos jovens que são atendidos na instituição e também na realidade dos jovens de hoje. O momento também proporcionou uma reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho que cada educador exerce na instituição.
Foi possível, durante o processo de estudo, a participação dos Jovens Aprendizes de Apoio, onde eles construíram o mapa da juventude local.
Após dois dias de reflexão, foi designada uma tarefa aos participantes: elaborar uma pesquisa para conhecer melhor a realidade dos jovens que fazem parte do Novo Lar. A tarefa deverá ser apresentada na segunda etapa da Escola de Acompanhamento.