Seminário dos Pós-Noviciados Salesianos da América

Em: 08/02/2019

De 04 a 08/02/19 Salesianos dos pós-noviciados e dos centros salesianos de estudo filosófico de toda a América se encontraram em Copacabana, na Colômbia, para um seminário de estudos visando assegurar a consolidação da identidade consagrada salesiana no Pós-Noviciado como uma continuação do processo de formação iniciado no Noviciado. Da Inspetoria Salesiana São Pio X participou o P. Gilson Marcos da Silva, como coordenador da Comissão de Formação da Região América Cone Sul.

Acompanharam o grupo o P. Ivo Coelho (Conselheiro Geral para a Formação da Congregação Salesiana) e o P. Francisco Santos (referencial do Setor Formação da Congregação Salesiana para a América).

Os dias na Villa de Sales (www.villadesales.com.co/) se caracterizaram pela convivência fraterna, pela animação tipicamente salesiana, pela significatividade e profundidade dos temas trabalhados (“A realidade em que vivemos”, “A formação que necessitamos”, “O Plano de Formação do Pós-Noviciado”) em forma de seminário (apresentação do tema, reflexão pessoal e/ou em grupos, assembleia) e pelo intercâmbio de experiências formativas e educativas. As atividades de estudo e de celebração litúrgica sempre foram conduzidas nas línguas espanhola e portuguesa.

O encontro foi encerrado com a indicação de propostas para a melhora do projeto formativos das casas salesianas de Pós-Noviciado e com o encontrou com a Comunidade Salesiana do Pós-Noviciado da Inspetoria de Medellín, com quem também celebrou a Eucaristia.