Conhecer para Amar: Retiro dos Educadores CDB 2019

Em: 10/04/2019
Categorias: RS, Porto Alegre, Escolas,

Para que nossos estudantes sejam cuidados com todo o carinho que merecem, os professores e funcionários precisam também de cuidados, momentos de reflexão, descanso e imersão na própria individualidade. Essa foi a proposta do Retiro dos Educadores do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre/RS, que reuniu cerca de 60 colaboradores da escola nos dias 6 e 7 de abril no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita.

Com o tema “Conhecer para Amar”, o retiro anual proporcionou aos participantes intensas vivências nos dois dias de atividades. Trabalhando dentro da temática do Projeto Aqui eu Cuido, o encontro foi um momento de cuidar e olhar com atenção para cada um que faz parte do time CDB, seja através das dinâmicas realizadas, dos momentos de espiritualidade, das brincadeiras e também dos períodos de livre convivência.

Conhecer melhor o colega. Escutar o que diz o próprio coração. Praticar o autoconhecimento. Aprofundar-se um pouco mais sobre os princípios da Pedagogia Salesiana. Tudo isso fez parte da programação do retiro, que trouxe também temas como o perfil do jovem atual, nativo digital, e quais são os novos papéis que os educadores precisam assumir para acessar o interior de cada um dos estudantes. A equipe trabalhou os valores do carisma salesiano e do Sistema Preventivo de Dom Bosco, como a educação humanista, a cidadania, a formação integral do aluno, entre outros tópicos. Aos que participaram, o CDB agradece pelos momentos de entrega e perfeita sintonia! Para quem não foi, já fica o convite para a próxima edição! #aquieucuido