Semana da Cidadania em Porto Alegre: tema da CF 2019 é discutido no Ensino Médio

Em: 18/04/2019
Categorias: RS, Porto Alegre, Escolas,

O colégio Dom Bosco de Porto Alegre/RS realizou entre os dias 15 e 17 de abril a Semana da Cidadania. O evento, direcionado para os alunos do Ensino Médio e Curso Técnico foi marcado por atividades concretas que desenvolvam o exercício da cidadania por adolescentes e jovens, envolvendo diversos segmentos da sociedade. Desde 1995 esta ação é promovida anualmente, sempre no mês de abril, e o tema é definido a partir da Campanha da Fraternidade.
A proposta deste ano foi baseada na problemática das Políticas Públicas. Os estudantes conversaram com Daniel Pereira, Biólogo e Doutor em Ecologia. Professor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e do Curso Técnico em Meio Ambiente do CDB, Daniel abordou os impactos que a falta de educação ambiental da população causam para os variados ecossistemas. Como manter uma atitude sustentável perante às ofertas de consumo, cada vez mais presentes no dia a dia do jovem, e os prejuízos trazidos através do descarte incorreto do lixo, foram alguns dos importantes temas abordados pelo especialista.
No encerramento das atividades, os estudantes receberam o Doutor em Teologia Renato Machado, que conversou com o grupo sobre a proposta da CF para este ano: as políticas públicas. Quais são as reflexões que o jovem de hoje precisa fazer para poder pensar e agir em prol do bem comum, desenvolvendo uma consciência cidadã e o envolvimento comunitário? O orientador educacional e também professor de Ensino Religioso, trouxe alguns exemplos práticos de como cada um pode colocar-se no lugar do outro, exercendo a empatia, entendendo a história que existe por trás do colega, do vizinho, do amigo mais próximo, e como isso reflete-se nas ações das pessoas do nosso convívio diário. Renato, que já foi coordenador de Pastoral da Faculdade Dom Bosco e atualmente coordena os Cursos de Licenciatura da Universidade La Salle, partilhou com os estudantes alguns exemplos de sua caminhada na busca de reforçar nos jovens a importância de estarmos atentos para que os direitos básicos de cidadania estejam assegurados para os mais variados grupos da sociedade, independente de segmento social, cultural, étnico ou econômico, ou seja, os direitos garantidos na Constituição Brasileira.