Terceirão de Porto Alegre desafia-se com o Simulado da RSB-Escolas

Em: 17/04/2019
Categorias: RS, Porto Alegre, Escolas,

Nos dias 11 e 15 de abril a turma do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre participou do Enem Salesiano. O simulado, elaborado em sintonia com o planejamento estratégico da RSB-Escolas, tem como objetivo principal preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Realizado há cinco anos pela RSB, a prova busca consolidar a cultura de avaliação e aprimorar a gestão educacional.
O ENEM Salesiano 2019 apresentou para os alunos provas no formato impresso, para que cada estudante salesiano tenha a oportunidade de vivenciar, desde a sua inscrição, todos os processos que enfrentará para o Exame Nacional do Ensino Médio. Foram 45 questões para cada Área de Conhecimento, somando em cada prova 90 questões. O conteúdo ou objeto de conhecimento teve foco na análise de situações-problema, levando o participante a realizar operações mentais (habilidades) e a mobilizar os saberes cognitivos e conceituais (competências). A aprendizagem do aluno esperada é a da autonomia intelectual ao final da Educação Básica, mediada pelos princípios da cidadania e do trabalho.

No dia 11 foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação e no dia 15 as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para a prova de Redação, os estudantes foram desafiados a escrever um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os testes serão corrigidos por uma banca externa e, ao final desta edição do ENEM Salesiano, será produzida uma coletânea dos melhores textos, publicados em livro digital.