Espiritualidade Juvenil e o Ícone do Bom Pastor

Nos dias 07, 08 e 09 de maio os quase trezentos adolescentes e jovens das Oficinas de Dança, Esporte e Música e do Curso de Informática do Centro Educacional Dom Bosco em Joinville/SC vivenciaram um rico momento de espiritualidade nas aulas de Formação Humana e o Exercício da Cidadania .

A partir de uma Lectio Divina do texto sagrado do Filho Pródigo, os jovens se debruçaram sobre a Palavra de Deus e partilharam momentos de sua vida. Reconheceram-se como filhos que ora se afastam de Deus gastando a vida de forma como se Ele não existisse e ora como filhos arrependidos que buscam reconcilia-se com o Senhor.

A Leitura Orante da Bíblia é um caminho muito especial para o contato com as Sagradas Escrituras. É um método de leitura e oração que faz o jovem entrar na história, colocar-se no tempo e no espaço histórico e, ao mesmo tempo, trazer a história para o seu tempo e espaço atuais, assim a Palavra de Deus mostra-se ao adolescente como viva e dinâmica, fazendo acontecer a Divina Providência do Pai Amoroso nas vidas de seus filhos.

Os jovens saíram dos momentos de espiritualidade radiantes, com o pensamento de que, ainda que tenhamos momentos tristes, não significa que o Senhor nos abandonou. Quando ficamos de uma distância muito curta da televisão é quase impossível de vermos as imagens que a tela projeta, vemos somente alguns pixels coloridos e sentimos certo desconforto nos olhos, mas ao nos afastarmos um pouco conseguimos ver o que a televisão está mostrando. Com Deus é a mesma coisa. Quando estamos tristes, passando por grandes problemas, crises e conflitos, Deus está tão perto de nós, nos carregando no colo que acabamos por não conseguir perceber sua presença, e mesmo assim ele está lá, nos sustentando e atuando em nossas vidas.

Por Hercílio da Costa – Coord. Pastoral.