Ícone do Bom Pastor é acolhido em Santa Rosa

O Ícone Bom Pastor, uma imagem que faz parte do projeto da Jornada Vocacional, da Inspetoria Salesiana São Pio X, está em peregrinação nos três estados da região sul do Brasil. A cidade de Santa Rosa foi a primeira com presença salesiana no Rio Grande do Sul a acolher o ícone. Sua chegada foi marcada por muito entusiasmo, no final do mês de abril, na Paróquia Auxiliadora.

Segundo o Pároco e Diretor Salesiano do Colégio Dom Bosco, P. Assis Moser, o ícone é uma forma de oração e foi muito bem recebido pela paróquia e as nove comunidades que percorreu. “Os momentos realizados para acolher a imagem do Bom Pastor procuraram refletir sobre o chamado de Deus, para que Ele está nos chamando? Para uma vida religiosa, mas também para ser um bom leigo e um bom líder, se colocando a serviço da comunidade”, destaca.

O ícone do Bom Pastor permaneceu na Paróquia Auxiliadora por uma semana, e até o dia 10 de maio esteve no Colégio Salesiano Dom Bosco. A recepção ao Bom Pastor por parte da escola foi igualmente festiva e contou com belos momentos de oração, contação de história, musicalização e dinâmicas em grupos, promovidas pela Pastoral Escolar do Dom Bosco, coordenada por Fabiana Sulszbach e P. Adriano Aureo Toillier.

Um ambiente ornamentado com flores e palavras-chave referentes à parábola do Bom Pastor – amar, aproximar, propor e acompanhar – foi preparado para vivenciar a jornada vocacional na presença do ícone. Neste espaço foram realizadas formações sobre a imagem, destinadas aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e também aos professores e educadores de apoio.

O objetivo dessas formações é fazer com que a comunidade escolar entenda que há um Deus que os ama. “Jesus é um Bom Pastor e Dom Bosco também seguiu esse caminho ao dar a vida pela juventude. Nós, como família salesiana, também devemos ter boas atitudes. Além de sermos ovelhas devemos atuarmos como bons pastores, foi isso que buscamos refletir”, ressalta Fabiana. Após o período de duas semanas em terras santa-rosenses, o Ícone do Bom Pastor seguirá para Rio Grande.