Animação Vocacional

Perguntas Frequentes

Questões mais frequentes sobre a Vocação Salesiana

O que significa a sigla “SDB”?

“SDB” quer dizer “Salesianos de Dom Bosco”.

Por que o nome “Salesianos de Dom Bosco”?

São João Bosco é um santo italiano do século dezenove: seus meninos o chamavam de DOM BOSCO e “DOM” em italiano significa “Sacerdote”. E continua a ser chamado assim também em nossos dias. Ele fundou uma Congregação cuja finalidade é cuidar dos jovens, especialmente os mais pobres. Ele chamou de “Salesianos” aqueles que o quiseram seguir. Esse nome deriva de São Francisco de Sales, um santo muito popular no norte da Itália, onde Dom Bosco nasceu. Ele escolheu São Francisco de Sales como patrono da sua Sociedade e quis que seus colaboradores imitassem a sua grande humanidade

Qual o significado de ser “Salesiano de Dom Bosco”?

Ser ‘Salesiano de Dom Bosco’ significa entrar numa Congregação Católica de pessoas que dedicam toda a sua vida a Deus através do serviço generoso aos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados. Entra-se nesta forma de vida com a profissão dos votos religiosos, vivendo em comunidade, educando e evangelizando os jovens segundo o exemplo de dom Bosco.

Existem outras associações com o mesmo nome de “Salesianos”?

Sim. Existem outros grupos que trazem o nome de “Salesianos”. São Francisco de Sales, doutor da Igreja Católica, deu origem a uma escola de espiritualidade que normalmente é reconhecida como “Espiritualidade Salesiana”. Existem grupos que vivem essa mesma espiritualidade e se consideram também eles “Salesianos”. O título “Salesiano de Dom Bosco” refere-se a todos os que vivem a espiritualidade de São Francisco de Sales segundo o estilo e o carisma de Dom Bosco.

Qual é a situação ou o estatuto legal dos Salesianos de Dom Bosco?

Os “Salesianos de Dom Bosco” formam uma Congregação sem fins lucrativos. É reconhecida pelo governo italiano como pessoa jurídica com finalidades civis sob o nome de “Direção Geral Obras de Dom Bosco” – situada em Roma, Via della Pisana 1111.

Onde os Salesianos estão presentes no mundo, e quantos são?

Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 128 Países do planeta. Atualmente, os Salesianos são 16.583. Atuam no campo juvenil em mais de 2.000 instituições.

Qual a finalidade dos Salesianos de Dom Bosco?

A finalidade dos Salesianos de Dom Bosco pode ser assim resumida brevemente: “Ser sinal e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres” .

Como os Salesianos de Dom Bosco trabalham a serviço da juventude?

Apresentamos aqui uma lista de projetos em favor da juventude que os Salesianos de Dom Bosco levam adiante no mundo: escolas de vários graus acadêmicos, escolas agrícolas, colégios, universidades, oratórios e centros juvenis, paróquias, missões, movimentos juvenis, casas editoras, centros de comunicação social, produção de multimídia, cine fórum, teatro e círculos musicais, círculos esportivos, escolas de artes gráficas, publicações, programas de educação para a paz e a democracia, centros catequéticos, projetos de desenvolvimento rural, meninos de rua, creches, centros de reabilitação, centros de orientação, centros de desintoxicação para drogados, centros para refugiados, centros vocacionais, centros de voluntariado, agências para coleta de fundos, centros de pesquisa juvenil de desenvolvimento.

Os Salesianos se casam?

Não. Os Salesianos de Dom Bosco não se casam. Vivem a vida consagrada pelo bem dos jovens.

O que se entende por “Vida consagrada”?

Na Igreja, uma pessoa pode dedicar a própria vida ao Senhor, com total e livre escolha. Essa consagração feita por toda a vida manifesta-se através da profissão pública de três votos: Obediência, Pobreza e Castidade.

O que significam os três votos?

Os três votos são um sinal mediante os quais alguém se coloca totalmente a serviço de Deus e da sua missão para tornar possível e realizar no mundo a paz, a verdade, a justiça e o amor. Com a emissão dos três votos, o candidato renuncia a alguns direitos legítimos que tem como ser humano – o direito de livres escolhas e decisões, o direito de legítima propriedade (bens), o direito de casar-se e ter a sua família.

Os Salesianos fazem os votos por um determinado período de tempo?

Não. A consagração é feita pela vida toda. A Igreja Católica, contudo, exige que o candidato faça os votos por um período de tempo com a intenção de mais adiante se consagrar para sempre. Esse período de tempo é conhecido como “profissão temporária” que culmina com a “profissão perpétua”, após cerca de sete anos.

Ainda é possível, no mundo moderno, uma “Vida Consagrada” para sempre?

Viver a vida consagrada e os três votos, dia a dia, não é certamente de uma empresa fácil. Mas é, sem dúvida, possível com a ajuda e a graça de Deus, apoiando-se na oração constante, na prática dos Sacramentos e na observância das Constituições de Dom Bosco. Vivida em comunidade com outros membros que fizeram a mesma profissão, essa vida é mais do que possível. É uma vida vivida num alegre empenho pelo Reino de Deus – e além de um empenho é, realmente, uma aventura que vale a pena viver.

Todos os SDB são Sacerdotes?

Não. Nem todos os Salesianos são Sacerdotes. A vocação é ser Salesianos de Dom Bosco e essa vocação pode ser vivida de duas formas: como Irmão Leigo, ou Coadjutor, ou como Sacerdote. As duas formas são complementares – completam-se reciprocamente.

O que os Irmãos Coadjutores têm de especial?

O Salesiano Leigo ou Coadjutor, como o sacerdote, emite os três votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Vive a vida de comunidade com os outros Irmãos Salesianos e vive a mesma missão a serviço dos jovens, modelando sua vida em Cristo Bom Pastor e fazendo seu o sistema de Dom Bosco no campo educativo. A diferença consiste no fato de o seu trabalho desenvolve-se sobretudo em atividades de natureza secular. O Salesiano Coadjutor pode desenvolver a sua vocação como educador, médico, professor, perito agrário, diretor de projetos para o desenvolvimento, administrador, contador, catequista, guia escoteiro, escritor, bibliotecário, arquiteto, técnico de informática, treinador esportivo, músico, etc. Atualmente os Salesianos Coadjutores são 2221 no mundo.

O que Salesiano Sacerdote têm de especial?

Assim como o Irmão Coadjutor, também o Salesiano Sacerdote emite os três votos de Castidade, Pobreza e Obediência vivendo em comunidade com os outros Salesianos e dedicando a sua vida ao serviço da juventude, modelando a sua existência no exemplo de Cristo Bom Pastor, seguindo o exemplo e o carisma de São João Bosco no campo da educação. Diversamente do Salesiano Coadjutor, o Sacerdote dedica-se particularmente ao Ministério próprio do Sacerdote: pregar o Evangelho e administrar os Sacramentos.

Como se pode ser Salesiano de Dom Bosco?

Depois de descobrir a própria vocação, para ser Salesianos de Dom Bosco é preciso seguir algumas fases ou momento sucessivos:
- O pré-noviciado, para aprofundar a opção vocacional inicial e preparar-se para o noviciado;
- O noviciado como início da experiência religiosa;
- O pós-noviciado que ajuda a crescer na integração de fé, cultura e vida;
- O Tirocínio prático que tem em vista a síntese pessoal no confronto vital e intenso com a ação salesiana;
- A formação específica completa a formação inicial; para os seminaristas, prolonga-se até à ordenação sacerdotal;
- Período de preparação à profissão perpétua, que verifica a maturidade espiritual por ela exigida e leva ao compromisso definitivo. (Ratio 311)

Quanto tempo dura o processo para ser Salesianos?

Partindo do pré-noviciado até chegar aos votos perpétuos e ser, portanto, membro da Congregação Salesiana, cerca de 7 anos. O Sacerdote Salesiano recebe a ordenação normalmente quatro anos depois da profissão perpétua.

Quais seriam alguns sinais de discernimento de vocação salesiana?

Eis alguns sinais indicativos de uma vocação salesiana:
- Grande desejo de seguir a Cristo mais de perto.
- Prontidão em consagrar-se ao Senhor por toda a vida.
- Amor genuíno pelos jovens e desejo de servir aos jovens, especialmente os mais pobres.
- Espírito de generosidade e sacrifício e vontade de superar os obstáculos da vida.
- Capacidade de viver em comunidade, compartilhando tudo com os Irmãos.
- Atitude de otimismo, criatividade e iniciativa.

Quais os requisitos mínimos para ser Salesiano?

Os requisitos mínimos para ser salesiano são::
- Ter 18 anos
- Ser católico.
- Ter concluído o Ensino Médio.
- Ter boa saúde e bom caráter.
Existem ainda outros requisitos, mas dependem de cada Inspetoria.

E as mulheres? Podem ser Salesianas de Dom Bosco?

Não. Podem, porém, fazer parte da Congregação das Irmãs que se chamam “Filhas de Maria Auxiliadora”, cuja sigla é FMA.

Quem são as FMA?

Dom Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello fundaram as “Filhas de Maria Auxiliadora” ou FMA, em 1872. Embora formem uma entidade jurídica à parte, compartilham o mesmo espírito, carisma e missão dos Salesianos de Dom Bosco. Seu campo específico é a educação das meninas e jovens, especialmente as mais pobres. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.cgfmanet.org

E os casados? Podem compartilhar o espírito e a missão salesiana?

Sim, podem. Além dos SDB e das FMA, Dom Bosco fundou uma associação chamada de “Associação dos Cooperadores Salesianos”. Eles são leigos, solteiros ou casados, que prometem publicamente viver o carisma e a espiritualidade salesiana em sua vida quotidiana. Eles se esforçam por ser católicos fiéis e empenhados seguindo a vocação salesiana. Outras informações a respeito estão no site http://cooperatori.sdb.org

Se eu sou um ex-aluno dos Salesianos ou das FMA, poderia participar da missão de Dom Bosco?

Dom Bosco era muito feliz por ter seus ex-alunos como colaboradores na missão pelos jovens pobres, quando eles deixavam as instituições educativas e entravam no mundo do trabalho. Graças à iniciativa de um ex-aluno, Carlos Gastini, Dom Bosco viu seu sonho realizado, com o surgimento da Federação Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco. A Confederação tem dois ramos – masculino e feminino. Ambos são reconhecidos como associações civis mundiais. A Associação está aberta a todos os ex-alunos dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Outras informações: para os ex-alunos salesianos.

Nome(*)

E-mail(*)

Fone:

Mensagem(*)