5 Características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023
5 Características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023

5 Características de Dom Bosco que deveríamos viver em 2023

Em: 20/12/2022

Por: raphael

Categorias: Vocacional Blog


Dom Bosco foi um filho obediente, um cristão sensível aos apelos de Deus, um sacerdote afetuoso principalmente com os jovens, apaixonado por Jesus e por Nossa Senhora. Sua vida é modelo para toda a Igreja, em todo tempo e lugar.

Nós, peregrinamos nesta terra, em busca de proteção divina até estarmos na total presença de Deus, assim como Dom Bosco. Por isso, 2023 não pode ser mais um ano de nossa vida. Vamos abençoá-lo com objetivos que nos favoreçam e reflitam na vida daqueles que estão ao nosso lado, seja na família, no convívio social ou em nossa comunidade de fé.

Podemos contar com 5 características de Dom Bosco que nos ajudarão a viver melhor o ano de 2023, são elas: filiação divina; vida cristã comprometida; amor pela missão; paixão por Jesus e sua Mãe e busca pela santidade. Confira!

#1 Dom Bosco viveu como filho de Deus 

Os relatos sobre a infância de Dom Bosco contam sobre a simplicidade, pobreza e dificuldades que ele enfrentou junto à sua mãe e aos seus irmãos após a morte prematura do pai. Mas falam também sobre a educação religiosa que recebeu de sua mãe. 

Sobre isso ele dizia: “Desde pequenino, ela mesma me ensinou as orações […] Recordo que ela própria me preparou para a primeira confissão e me acompanhou à igreja”. Assim, sua memória não era negativa pelas privações vividas, mas cheias de gratidão e afeto.

Dessa forma, precisamos nos revestir para 2023: com sentimentos de gratidão porque somos filhos de Deus pelo batismo que recebemos pela fé de nossos pais. Esse título nos capacita para enfrentarmos os desafios de cabeça erguida, confiantes no cuidado do Pai do Céu. 

#2 Dom Bosco, um cristão comprometido com o Reino de Deus 

Erramos se julgarmos que a vida cristã de Dom Bosco começou quando ele entrou no seminário. Logo, o sonho que ele teve aos 9 anos de idade transformou sua vida e o colocou em missão desde cedo. Já com a primeira eucaristia feita ele evangelizou as crianças.

O pequeno Bosco usava a criatividade, era inteligente e atraía a atenção dos jovens e das crianças fazendo malabarismo e mágica. Tudo como pretexto para falar de Jesus e sem espantar ninguém. E assim ele fez seu papel de cristão, sem imaginar onde isso o levaria.

A vida cristã não é um enigma, mas a prática de uma experiência que trazemos no coração. Por isso, não é difícil de viver, basta ler os tempos e encontrar uma oportunidade de falar de Jesus! Portanto, não se esqueça de falar sobre Jesus em 2023 e alegrar a vida de alguém.

#3 Amor pela missão

João Bosco tinha um propósito firme e constante: levar o maior número de almas ao Paraíso! É o que ele sempre cultivou em seu coração, colocando, acima de tudo, a salvação eterna dos que encontrava pelas ruas ou que batiam à sua porta. 

E isso justifica seu lema: “Dai-me as almas e pegai todo o resto”

O amor, sem dúvida, era o motor da vida de Dom Bosco. Mas como colocar isso em prática em uma sociedade tão distante dos princípios religiosos? Rezando pela salvação das almas.

#4 Paixão por Jesus e pela Virgem Maria

O amor a Deus e a Virgem Maria são pilares da vida de Dom Bosco. O santo tinha um temperamento forte, porém se deixou tocar por Deus, conteve seus impulsos muitas vezes, ou seja, trabalhou na vida para agradar a Deus.

Da mesma forma, cada cristão é convidado por amor a rever suas atitudes, comportamentos e vícios que afetam a si mesmos e causam tristeza no outro. E só o amor de Deus nos faz capazes de mudanças significativas, não superficiais, mas profundas.

Que tal começar 2023 com propósitos firmes de mudança, com a intercessão de Dom Bosco? Ele foi capaz de ganhar os jovens através da mansidão e da caridade, mudou não apenas sua estratégia, mas renunciou aos próprios impulsos de sua natureza por amor.   

#5 Busca pela santidade

Dom Bosco dizia aos jovens que “ser bom não consiste em não cometer erros, mas em ter vontade de se arrepender”. Ou, como diz São Domingos Sávio, seu aluno, a santidade é “ser feliz no perfeito cumprimento dos próprios deveres”. 

Ou seja, a santidade é mais possível do que imaginamos! E um cristão que não deseja a santidade é apenas um turista da fé, se utiliza de Deus quando lhe convém, quando precisa e depois esquece. Mas a santidade é resultado de nossa convivência e amizade com Deus!

Então, a santidade coroa as 5 características que Dom Bosco nos inspira para 2023. Talvez você não consiga viver todas de uma vez, mas escolha pelo menos duas, e as demais, como um ímã, virão por atração ao seu encontro.

Comentar