Institucional

Missão

Os primeiros e principais destinatários da nossa missão são os jovens, especialmente os mais pobres, os jovens trabalhadores e aqueles que se encaminham para o trabalho, e as vocações apostólicas; em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados.

As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como:

1. O Oratório e o Centro Juvenil
Um ambiente de ampla acolhida, aberto a uma grande diversidade de jovens, sobretudo os mais afastados, com diversidade de propostas educativas e de evangelização, caracterizado pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação pessoal entre educadores e jovens, capaz de tornar-se uma presença missionária no mundo do jovem e na sociedade civil.

2. A Escola e a Formação Profissional
Centros de educação sistemática, inspirada nos valores evangélicos, segundo o espírito e a pedagogia salesiana, que promovem uma educação popular atenta aos jovens mais necessitados, à sua formação profissional e ao acompanhamento em sua inserção no mundo do trabalho.

3. A presença no mundo da Universidade
Através de instituições de educação superior, de inspiração cristã, com caráter católico e estilo salesiano: pensionatos ou residências para universitários e outros serviços de animação pastoral universitária.

4. A Paróquia
Caracterizada pela atenção especial aos jovens, sobretudo aos mais pobres, pelo ambiente popular onde se encontra, pela presença de uma comunidade religiosa como núcleo animador, pela proposta de evangelização e de educação à fé estreitamente integrada à promoção humana das pessoas e de todo o grupo humano.

5. Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco
Um ambiente familiar de acolhida e de educação, animado por uma comunidade, com o critério de preventividade segundo o estilo educativo de Dom Bosco, inspirado no Evangelho e com a intencionalidade evangelizadora, aberto à transformação das realidades de exclusão social e à construção de uma cultura da solidariedade, em colaboração com outras instituições sociais.

6. A comunicação social
Mediante a educação para a compreensão, o uso e utilização dos meios de comunicação, do desenvolvimento das potencialidades comunicativas das pessoas através das novas linguagens da música, do teatro, da arte, da formação para o senso crítico, estético e moral, da promoção da informação e de centros editoriais no âmbito da imprensa, do rádio, da televisão, de Internet, etc…, a serviço do projeto educativo e pastoral salesiano.

7. Outras novas formas de presença salesiana entre os jovens

- A Articulação da Juventude Salesiana: a comunhão e a articulação de todos os grupos e associações juvenis que se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, assumem a sua escolha educativa e de evangelização e se empenham a partilhar e coordenar-se entre si.

- O Voluntariado Salesiano: um voluntariado que se empenha na educação e na promoção humana dos jovens, sobretudo os mais pobres, e dos ambientes populares, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco e dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana, em vista da transformação da sociedade e da remoção das causas da injustiça, e que favorece a experiência comunitária e o desenvolvimento vocacional do voluntário.

- Serviços de orientação vocacional: encontros e centros de orientação vocacional, comunidade de acolhida e de proposta vocacional, etc…