Institucional

Missão

Os primeiros e principais destinatários da nossa missão são os jovens, especialmente os mais pobres, os jovens trabalhadores e aqueles que se encaminham para o trabalho, e as vocações apostólicas; em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados.

As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como:

1. O Oratório e o Centro Juvenil
Um ambiente de ampla acolhida, aberto a uma grande diversidade de jovens, sobretudo os mais afastados, com diversidade de propostas educativas e de evangelização, caracterizado pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação pessoal entre educadores e jovens, capaz de tornar-se uma presença missionária no mundo do jovem e na sociedade civil.

2. A Escola e a Formação Profissional
Centros de educação sistemática, inspirada nos valores evangélicos, segundo o espírito e a pedagogia salesiana, que promovem uma educação popular atenta aos jovens mais necessitados, à sua formação profissional e ao acompanhamento em sua inserção no mundo do trabalho.

3. Serviço de Acolhida
Um serviço de acolhida para jovens que não têm família ou cuja família está temporariamente longe, no qual se favorecem as relações pessoais, o protagonismo e a responsabilidade dos jovens na vida quotidiana, a vida de grupo com diferentes ofertas educativas e de formação cristã.

4. A presença no mundo da Universidade
Através de instituições de educação superior, de inspiração cristã, com caráter católico e estilo salesiano: pensionatos ou residências para universitários e outros serviços de animação pastoral universitária.

5. A Paróquia
Caracterizada pela atenção especial aos jovens, sobretudo aos mais pobres, pelo ambiente popular onde se encontra, pela presença de uma comunidade religiosa como núcleo animador, pela proposta de evangelização e de educação à fé estreitamente integrada à promoção humana das pessoas e de todo o grupo humano.

6. Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco
Um ambiente familiar de acolhida e de educação, animado por uma comunidade, com o critério de preventividade segundo o estilo educativo de Dom Bosco, inspirado no Evangelho e com a intencionalidade evangelizadora, aberto à transformação das realidades de exclusão social e à construção de uma cultura da solidariedade, em colaboração com outras instituições sociais.

7. A comunicação social
Mediante a educação para a compreensão, o uso e utilização dos meios de comunicação, do desenvolvimento das potencialidades comunicativas das pessoas através das novas linguagens da música, do teatro, da arte, da formação para o senso crítico, estético e moral, da promoção da informação e de centros editoriais no âmbito da imprensa, do rádio, da televisão, de Internet, etc…, a serviço do projeto educativo e pastoral salesiano.

8. Outras novas formas de presença salesiana entre os jovens

- A Articulação da Juventude Salesiana: a comunhão e a articulação de todos os grupos e associações juvenis que se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, assumem a sua escolha educativa e de evangelização e se empenham a partilhar e coordenar-se entre si.

- O Voluntariado Salesiano: um voluntariado que se empenha na educação e na promoção humana dos jovens, sobretudo os mais pobres, e dos ambientes populares, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco e dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana, em vista da transformação da sociedade e da remoção das causas da injustiça, e que favorece a experiência comunitária e o desenvolvimento vocacional do voluntário.

- Serviços de orientação vocacional: encontros e centros de orientação vocacional, comunidade de acolhida e de proposta vocacional, etc…

- Serviços especializados de formação cristã: centros especializados de orientação pedagógica dos jovens, casas de retiro e de espiritualidade, centros de formação pastoral e catequética, etc…